Agência Ecclesia | 28/03/2013 - 12:38:21 |
Missa dos Santos s Óleos é realizada na Catedral de Aracaju

Clique para visualizar a imagem original em uma nova janela


O Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, presidiu, hoje pela manhã, 9h, a missa solene dos Santos Óleos, que sempre ocorre na Quinta - feira Santa na Catedral Metropolitana de Aracaju, para benzer os Santos Óleos do Crisma, Catecúmenos e Unção dos Enfermos, também os sacerdotes renovam as promessas sacerdotais. A missa foi concelebrada pelo Bispo Auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa, que fez a homilia, e dezenas de sacerdotes.

No inicio da celebração o Arcebispo lembrou as palavras do Papa Francisco, em sua primeira missa do crisma, hoje, em que um dos trechos o papa pede a unidade dos fiéis com os sacerdotes: “Amados fiéis, permanecei unidos aos vossos sacerdotes com o afeto e a oração, para que sejam sempre Pastores segundo o coração de Deus. Amados sacerdotes, Deus Pai renove em nós o Espírito de Santidade com que fomos ungidos, o renove no nosso coração de tal modo que a unção chegue a todos, mesmo nas «periferias» onde o nosso povo fiel mais a aguarda e aprecia”. 

Na homilia, Dom Henrique Soares falou sobre a importância da benção do Santos óleos, esclarecendo sobre cada um deles: “O óleo dos Catecúmenos que recebemos no peito é força do Espírito de Cristo ungido para combater o pecado. O óleo do Santo Crisma não é abençoado, mas consagrado por que é símbolo excelente do Espírito Santo. É o Óleo da força para a missão, pois os que são crismados recebem a força para edificar a Igreja, edificar o Cristo Jesus”. Dom Henrique ainda lembrou que o óleo do Crisma é o óleo que unge as mãos dos sacerdotes na ordenação; é o óleo que é usado na sagração dos bispos; é o oleio que consagra as colunas e os altares dos  templos. “É o óleo da consagração é o óleo da missão” afirmou.  Continuou sua catequese explicando sobre o oleio da Unção dos Enfermos: “Ele, [o óleo da Unção dos Enfermos] nos dar a força do Espírito de Cristo para sofrer unidos ao Senhor. Quem recebe o óleo da Unção dos Enfermos recebe a força para enfrentar as fraquezas do corpo”.  E concluiu dizendo que a benção d
os óleos é o fruto por antecipação, é o penhor daquilo vivido pelo Senhor no tríduo pascal. 

Durante a celebração, os sacerdotes também renovaram as promessas sacerdotais, sobre esse momento Dom Henrique enfatizou que a Igreja não se resume aos sacerdotes, aos diáconos e aos bispos, mas a Igreja é todo povo, cada um em sua casa e na vida de cada dia. Ele enfatizou que a maior alegria do sacerdote é ser membro da Igreja de Cristo e por causa Dele lavar os pés de todos. 


Textos e Fotos: Edmilson Brito

Compartilhe: |  Imprimir |  Enviar por E-mail

outras notícias

23/06/2015 - 19:29:37 - Arquidiocese de Aracaju
Rotary Clube homenageia o Arcebispo Dom Lessa
23/06/2015 - 19:18:22 - Arquidiocese de Aracaju
Dom Lessa conversa com prefeitos sobre ideologia de gênero
23/06/2015 - 19:05:08 - Arquidiocese de Aracaju
Dom Lessa defende a família e faz críticas a ideologia do gênero para Vereadores de Aracaju
23/06/2015 - 15:38:56 - Arquidiocese de Aracaju
DIOCESES DE SERGIPE DIVULGAM MENSAGEM SOBRE A IDEOLOGIA DE GÊNERO NAS ESCOLAS
23/06/2015 - 15:37:11 - Arquidiocese de Aracaju

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Rua Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju, SE, Cep. 49010-040

Fone: (79) 3216-3000