Aconteceu no sábado (25 de novembro), no auditório do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, a Assembleia Anual da Província Eclesiástica de Aracaju (Região Pastoral 2) composta pelas três dioceses: Aracaju, Estância e Propriá.
A Assembleia Anual teve com o tema “Por uma Igreja Sinodal que irradia comunhão e reconciliação” e o lema “Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo” (I Cor 12,4), e contou com a participação de coordenadores de pastorais e organismos diocesanos, bem como membros do clero.
Após credenciamento, padre José Dácio dos Santos, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Aracaju, abriu oficialmente a assembleia, cedendo a palavra ao administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju e bispo diocesano de Propriá, dom Vítor Agnaldo de Menezes em seguida, ao dom Genivaldo Garcia, bispo de Estância.
Na sequência, o Pe. Bruno, Cmv., da diocese de Propriá, conduziu o momento de espiritualidade e tivemos a primeira palestra conduzida pelo dom Genivaldo Garcia, bispo de Estância, que abordou três grandes temáticas: o Caminho Sinodal, as Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e a vivência do Jubileu 2025, que tem como tema “Peregrinos de Esperança”.
“Província Eclesiástica de Aracaju, Sinodalidade é o jeito de ser Igreja! Somos chamados ao esforço coletivo e a busca contínua de caminhar juntos irradiando comunhão e reconciliação. Cada um de nós temos que fomentar a vivência da sinodalidade, em especial, em nosso agir pastoral. Assim como, cultivar a capacidade de viver com o diferente e reconhecer a riqueza da comunhão e da unidade na diversidade”, disse dom Genivaldo Garcia, bispo de Estância.
Posteriormente, padre Raimundo Aguiar, coordenador de pastoral da Diocese de Estância, apresentou uma síntese do Caminho Sinodal, abordando a escuta e contribuições; em seguida conduziu a assembleia para os trabalhos em grupos e apresentações conclusivas, colhidas na reflexão conjunta.
Ao final da manhã, dom Vítor Agnaldo de Menezes, administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju e bispo diocesano de Propriá, concluiu os trabalhos fazendo um breve relato da vivência do dia, assim como agradecendo o empenho pastoral da Província Eclesiástica (Aracaju, Estância e Propriá) e convocando as lideranças no empenho em vista de uma Província Sinodal, que caminha junto.
“É o Espírito Santo que da vida a Igreja. Que este mesmo Espírito nos faça comunhão, participação e missão, na arte evangélica de escutar, nos reconciliar, arder o coração e caminhar juntos. Devemos conduzir toda ação evangelizadora na dinâmica da sinodalidade a partir de Cristo”, ressaltou o administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju e bispo diocesano de Propriá, dom Vítor Agnaldo de Menezes.
Confira as imagens da assembleia anual acessando: link 1 | link 2 | link 3