A Paróquia São José de Anchieta, localizada no Conjunto Augusto Franco, em Aracaju, convida fiéis e devotos para o tradicional novenário e festa em honra ao padroeiro, entre os dias 6 e 15 de junho. Com o tema “São José de Anchieta, o peregrino da esperança na terra de Santa Cruz”, a celebração deste ano propõe uma reflexão sobre o legado missionário e evangelizador do santo jesuíta.
Sob a condução do pároco, padre Rogério de Jesus Santana, a programação contempla missas, momentos de oração, apresentações musicais e atos litúrgicos. Todas as noites, a novena será celebrada às 19h, seguida da Santa Missa às 19h30. Às 20h30, haverá quermesses com música ao vivo, promovendo um ambiente de convivência fraterna entre as comunidades.
As celebrações serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial da paróquia no YouTube (Paróquia São José de Anchieta Aracaju), facilitando a participação dos fiéis que não puderem comparecer presencialmente.
Destaques da programação
A cada noite, diferentes grupos pastorais assumem a responsabilidade pela liturgia e organização, conferindo à festa um caráter comunitário e integrador. O primeiro dia do novenário, sexta-feira (6/6), será dedicado aos Grupos de Oração, com celebração presidida pelo padre Elisandro Menonça.
No sábado (7/6), a programação será voltada à catequese, com a participação de coroinhas, cerimoniários e catequizandos da Primeira Comunhão, sob presidência do padre Anderson Gomes. Já o domingo (8/6) será dedicado à juventude da paróquia, com celebração presidida por Dom Carlos Alberto, bispo emérito de Itabuna.
A programação segue na segunda-feira (9/6), com a Noite da Capela Bom Jesus dos Pobres, presidida por Dom Marco Eugênio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador. Na terça-feira (10/6), a celebração será dedicada às escolas públicas e particulares, além das pastorais sociais, com presidência do padre Valdson dos Santos.
Nos dias seguintes, temas como a caridade, as famílias, a vocação e os grupos marianos serão contemplados com missas presididas pelos padres Alessandro da Costa Lima (11/6), José Soares de Jesus (12/6), Anderson Pina (13/6) e Roberto Bemvindo (14/6).
Dia Festivo – 15 de junho
O encerramento das festividades ocorre no domingo (15/6), com uma extensa programação litúrgica e cultural. Às 6h30, será rezado o Ofício da Imaculada Conceição. Às 7h, o padre Rogério de Jesus Santana celebrará a Missa dos Devotos. Às 10h, a Missa Solene será presidida por Dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Aracaju.
Às 17h, haverá a Missa de Encerramento, presidida por Dom José Genivaldo Garcia, bispo de Estância. Em seguida, às 18h30, será realizada a tradicional procissão pelas ruas do Conjunto Augusto Franco, culminando com a quermesse e apresentações musicais às 19h30.
Um convite à fé e à esperança
Segundo o padre Rogério, o novenário é uma oportunidade para fortalecer os laços da comunidade e renovar a fé por meio do exemplo de São José de Anchieta. “Nosso padroeiro foi um homem de esperança e missão. Queremos que este tempo de oração desperte em todos o mesmo ardor por Cristo e pelo Evangelho”, afirmou o sacerdote.
A Paróquia São José de Anchieta convida todos os fiéis a participarem intensamente desta vivência espiritual, pedindo a intercessão do santo missionário para que continue derramando bênçãos sobre as famílias da comunidade e de toda a Arquidiocese de Aracaju.