Lideranças juvenis de nove dioceses do Maranhão se reuniram entre os dias 23 e 25 de maio, em Imperatriz, para o Fórum “Gamificação: Novas Linguagens”. O evento foi promovido pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com o Regional Nordeste 5.
A proposta do encontro foi debater formas criativas de evangelização com foco na linguagem digital, na inteligência artificial e na interatividade. Participaram representantes das dioceses de Imperatriz, Pinheiro, Viana, São Luís, Caxias, Bacabal, Grajaú, Balsas e Carolina.
Entre os assessores convidados esteve Layla Kamila, comunicadora e assessora da Arquidiocese de Aracaju (SE). Ela também atua como coordenadora nacional da equipe Jovens Conectados, da Comissão para a Juventude CNBB. O bispo de Imperatriz, dom Vilsom Basso, que preside a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, acompanhou os debates. Assessores nacionais e regionais da Pastoral Juvenil também estiveram presentes.
Semana de Comunicação reforça papel da mídia na evangelização
Durante a programação da Semana Nacional de Comunicação, que celebrou o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, Layla Kamila participou de diversas atividades em Imperatriz.
Na terça-feira, 27 de maio, ela esteve em um café fraterno com profissionais da imprensa local. O encontro foi promovido pelo bispo dom Vilsom Basso e reuniu representantes de veículos parceiros da CNBB, como o professor Ricardo Alvarenga (UFMA), integrante do Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom).

Na ocasião, dom Vilsom destacou o papel dos meios de comunicação na missão evangelizadora da Igreja e entregou uma menção de reconhecimento aos participantes, concedendo-lhes o título de “Comunicador Missionário”.
Encerrando a jornada, cerca de 40 agentes das pastorais de comunicação (PASCOM) da diocese participaram de uma noite formativa sobre gerenciamento de mídias sociais e uso do ChatGPT na criação de conteúdo.