Pe. Alan de Jesus Andrade Valença, nascido no dia 17 de Junho de 1989, na Clínica Santa Lúcia, em Aracaju, Sergipe, cresceu e estudou entre os municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. Seus pais, Adeilde de Jesus Andrade Valença e José Valença, educaram o futuro sacerdote e seus irmãos, Thiago, Alisson e Fátima Victória com muita dedicação, amor e na caminhada de Deus e da Igreja.
Em virtude disso, crescendo na Igreja, atualmente Paróquia N. Sra. de Fátima, Conjunto Marcos Freire II, em N. Sra. do Socorro, Sergipe, pode construir a sua vida e personalidade com amigos de infância e de comunidade. Foi coroinha, legionário, catequista de primeira comunhão, catequista de crisma e membro da RCC da comuniadade que frequentava.
Aos 13 anos, iniciou os encontros vocacionais com mais um grupo de jovens coroinhas e cerimoniários, impulsionado por Eriston Figueiredo do Nascimento que, posteriormente, se tornara sacerdote, falecendo num acidente trágico em 2014. Com 17 anos, em 12 de Fevereiro de 2007, ingressou no Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus. No ano seguinte, em 2008, entrou no Seminário Maior N. Sra. da Conceição para estudar Filosofia e Teologia. Com as devidas formaturas e preparação, encerrou o ciclo formativo no final do ano de 2014.
Em 2015, inciou-se a sublime missão como formador, vice-reitor do Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus, ainda na condição de seminarista. No dia 04 de Março de 2015, se tornara diácono transitório e no dia 30 de Outubro do mesmo ano, ordenou-se sacerdote, na Paróquia N. Sra. de Fátima, no Marcos Freire II, pelo Arcebispo Metropolitano de Aracaju, na época, Dom José Palmeira Lessa.
No ano seguinte, em 2016, assumiu a função de Magnífico reitor do mesmo Seminário Propedêutico. Iniciando um novo ano, 2017, começou outro desafio na vida e ministério como Vice-reitor e Ecônomo do Seminário Maior N. Sra. da Conceição.
Enfim, no dia 20 de Dezembro de 2017, assumiu a Paróquia Santa Lúcia, como pároco e continua até então exercendo tal sublime serviço.