O Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, nesta segunda-feira, 26 de agosto, às 17h, na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador, a Santa Missa durante a qual 26 leigos e leigas irão receber o Ministério de Catequista.
A cerimônia será presidida pelo arcebispo de São Salvador e Primaz do Brasil, cardeal dom Sérgio da Rocha, e concelebrada por todos os bispos do NE-3, entre eles o arcebispo metropolitano de Aracaju, dom Josafá Menezes; o bispo de Propriá, dom Vítor Agnaldo, e o bispo de Estância, dom Genivaldo Garcia, que é o referencial para a Catequese no NE-3.
Os primeiros leigos e leigas escolhidos para receberem o Ministério de Catequista, no Regional, representam cada uma das 26 arquidioceses e dioceses da Bahia e Sergipe. A Arquidiocese de Aracaju será representada por Fátima Santos Prado, coordenadora pastoral da Animação Bíblico-catequética.
O Ministério de Catequista foi instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, no dia 10 de maio de 2021. Trata-se de um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas pelo bispo, e que devem ser desempenhadas de acordo com a condição de cristãos leigos e leigas que recebem este ministério.