No dia 10 de setembro de 2024, a Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju foi palco de um encontro especial entre o Movimento Fé e Luz e o Arcebispo Metropolitano, Dom Josafá Menezes da Silva. O objetivo da reunião foi apresentar ao Arcebispo uma visão abrangente das atividades desenvolvidas pelo movimento em Aracaju, bem como as localidades onde está presente.
O encontro começou com uma breve explicação sobre a origem do Movimento Fé e Luz, fundado em 1971 na França por Jean Vanier e Marie-Hélène Mathieu. Chegou ao Brasil em 1977, primeiramente no Rio de Janeiro e em São Paulo, e em 1982 foi implantado em Sergipe. Naquela época, as fundadoras Maria Silvia, Maria Cecília e Zilda procuraram o então Arcebispo de Aracaju, Dom Luciano, que as direcionou ao Padre Luís Lempe. Junto com Tereza Leandro, eles deram início às atividades do movimento na arquidiocese.
Atualmente, o Movimento Fé e Luz conta com seis comunidades ativas em Aracaju, além de uma em fase probatória. As comunidades estão inseridas nas paróquias de Santa Maria, Guadalupe, Aparecida, São Francisco de Assis, São Pedro Pescador e Salesiano, além de Santa Rosa de Lima e Itabaiana. O movimento também se faz presente em outras regiões, como Salvador, Alagoas e Rio Grande do Norte, sendo todas essas comunidades parte da Província Renascer.
Dom Josafá, manifestou interesse em continuar acompanhando de perto as atividades. Ao final do encontro, os representantes do Fé e Luz entregaram ao Arcebispo alguns exemplares de livros que relatam a história e a missão do movimento. Entre os participantes do encontro estavam José Luiz, Ana Lucia, Sebastião, Any Letícia, Luizyan Pabllo, Bosco, Deysemary, Tereza Leandro, Denisson Barros e o Padre Claudomiro, que expressaram gratidão pela oportunidade de compartilhar com Dom Josafá a importância e o impacto do Movimento Fé e Luz em suas comunidades.
O encontro foi marcado por um clima de fraternidade e esperança, fortalecendo ainda mais os laços entre a Arquidiocese de Aracaju e o movimento que tem transformado tantas vidas por meio da inclusão e do amor ao próximo.
da redação, com informações do Padre Claudomiro.