RÁDIO
SOU MAIS
CULTURA

  • Home
  • /
  • Arquidiocese
  • /
  • HISTÓRICA VISITA DE DOM JOSAFÁ MENEZES AO SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO, EM ITABAIANA-SE

ARQUIDIOCESE DE ARACAJU

HISTÓRICA VISITA DE DOM JOSAFÁ MENEZES AO SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO, EM ITABAIANA-SE

Compartilhar:

Do alto dos seus 110 anos de fundação, o Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus, em Itabaiana-SE, vivenciou, nesta terça-feira, 11 de junho, Memória de São Barnabé, Apóstolo, um acontecimento memorável. A instituição responsável pela formação de candidatos ao sacerdócio acolheu a primeira visita de dom Josafá Menezes da Silva, na condição de arcebispo metropolitano de Aracaju.

O momento mais importante da visita foi a celebração da Santa Missa de acolhimento, na paróquia Nossa Senhora do Carmo. Presidida pelo metropolita, a cerimônia teve como concelebrantes os padres Christiano Silvestre (reitor do Propedêutico), José Fernandes Dórea (pároco da paróquia Nossa Senhora do Carmo e  vice-reitor do Seminário), Rinaldo Rezende (pároco da paróquia Nossa Senhora do Bom Parto) e Nivaldo (São Miguel Paulista-SP).

Na mensagem de acolhimento, o padre Christiano Silvestre fez uma apresentação histórica do Propedêutico e de todo o seu processo formativo.

Leia a mensagem, na íntegra:

Vossa Excelência Reverendíssima, Dom Josafá Menezes da Silva,

Desejo manifestar, em nome daqueles que integram o Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus – Padres Formadores, Professores, Funcionários e Seminaristas –, a alegria por sua visita a esta Casa de Formação, sobre a qual farei didaticamente a apresentação em dois momentos:

1. A apresentação histórica do Seminário Propedêutico “Sagrado Coração de Jesus”

O Seminário Propedêutico “Sagrado Coração de Jesus” tem uma história centenária na Igreja Particular de Aracaju: no ano passado foram celebrados os 110 anos de fundação.O registro histórico afirma que o primeiro Bispo Diocesano de Aracaju, Dom José Thomaz Gomes da Silva, em cumprimento à resolução do Santo Padre Pio X para a criação de um “estabelecimento de instrução” para a formação dos futuros sacerdotes, fundou “aos 4 de abril (de 1913) no edifício que servia de residência episcopal à Praça Camerino, (…) o Seminário sendo na mesma data instalado o centro do Apostolado da Oração”: daí decorre a dedicação ao “Sagrado Coração de Jesus”. No mesmo ano, 30 de novembro, os primeiros seminaristas recebiam a tonsura e as ordens menores.

Naquele mesmo ano, aos 28 de fevereiro, foi oficializada a primeira provisão para os Padres Formadores: o Monsenhor Manuel Raymundo de Mello, como o primeiro Reitor, e o Cônego Adalberto Sobral, como o primeiro Diretor Espiritual. Atualmente, ocupo a posição de trigésimo Reitor deste Seminário.

Entre os anos de 1957 a 1979, o décimo quinto Reitor, Pe. José Carvalho de Souza, sentindo vivamente a dificuldade de manter o zelo da formação espiritual e acadêmica dos seminaristas por contingências econômicas, sob a bênção de Dom Fernando Gomes, “em 1959 nascia, numa das dependências do Seminário na Praça Camerino, o então Educandário Sagrado Coração de Jesus (denominação dada à época para instituições de ensino mantidas pela Igreja Católica…). Mais tarde, em 1960, à Rua Dom José Thomaz, o Educandário se transforma em Ginásio Diocesano Sagrado Coração de Jesus”. Com isso, durante décadas, será formada uma estreita ligação do Seminário Arquidiocesano “Sagrado Coração de Jesus” com o Colégio Arquidiocesano “Sagrado Coração de Jesus”, pois os seminaristas podiam receber uma suficiente, sólida e gratuita formação acadêmica que os prepararia para prosseguir na caminhada vocacional nos cursos de Filosofia e Teologia nos outros Seminários do Brasil, aos quais eram enviados. O Seminário Arquidiocesano sempre primou por formações espirituais e acadêmicas que capacitassem os seminaristas a enfrentar os cursos superiores necessários para a Ordenação Presbiteral com proveitoso desempenho.

Ainda no aspecto histórico, ressalta-se a importância desta Casa de Formação para o Estado de Sergipe: o Seminário Arquidiocesano é também uma entidade de formação acadêmica e institucional em formato de internato. Depois do Colégio “Atheneu Sergipense”, fundado em 24 de outubro de 1870, o Seminário Arquidiocesano “Sagrado Coração de Jesus” é a instituição acadêmico-formativa mais antiga do Estado. Nessa perspectiva histórica do Estado de Sergipe, em 1924 foi fundado o Patronato (de Menores) “São Maurício”, atualmente, denominada Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão. Assim, em ordem cronológica, as três instituições educacionais-formativas mais antigas do Estado de Sergipe são: Colégio Atheneu Sergipense (1870), Seminário Propedêutico “Sagrado Coração de Jesus” (1913) e a Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão (1924).

2. Apresentação do Processo Formativo no Seminário Propedêutico

O Seminário Propedêutico “Sagrado Coração de Jesus” fez uma história centenária não somente pela contribuição institucional à sociedade sergipana, mas pela maior e primeira missão: a formação inicial dos futuros sacerdotes da Arquidiocese de Aracaju. No ano passado, por ocasião da celebração dos 110 anos do Seminário Propedêutico, constatou-se que, dos 122 Padres Seculares da Arquidiocese de Aracaju, 113 tiveram sua formação inicial neste Seminário: isso constitui 92% do Clero da Arquidiocese de Aracaju.

Em total e completa sintonia com o Ordinário Local, esta Casa de Formação Sacerdotal segue integralmente as orientações da Igreja Católica contidas nos documentos oficiais, os quais: Presbyterorum Oridinis (1965, Concílio Vaticano II), Pastores Dabo Vobis (1992, Santo Padre João Paulo II), Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (Documentos da CNBB 110, 2018) e a Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis: O Dom da Vocação Presbiteral (Congregação para o Clero, Vaticano, 2021).

Em 2017, o Seminário Propedêutico foi transferido para a Paróquia “Nossa Senhora do Carmo”, Bairro São Cristóvão, Itabaiana. O reitor era o Pe. Edivaldo Santana. Desde então, o Diretor Espiritual e Confessor do Seminário Propedêutico passou a ser o Padre Alessandro da Costa Lima, Pároco da Paróquia “Santa Terezinha do Menino Jesus” (Moita Bonita – SE). Aproveito a ocasião para reconhecer e agradecer o trabalho, dedicação e extensa disponibilidade na formação sacerdotal dos seminaristas propedeutas. Em qualquer ocasião, o Pe. Alessandro Costa sempre se faz disponível para escutar ou atender a Confissão Sacramental de um seminarista que o solicita.

Na mudança de reitor, houve a orientação da presença de outro Padre que atuasse como Pároco da Paróquia “Nossa Senhora do Carmo” e Vice-Reitor do Seminário, enquanto o Reitor do Seminário ficaria como Vigário Paroquial: oficialmente, desde o dia 3 de fevereiro de 2023, eu e o Pe. José Fernandes Dórea trabalhamos fraternalmente nestas missões. Assim, o Seminário Propedêutico tem três Padres Formadores: o Diretor Espiritual e Confessor, o Vice-Reitor e o Reitor.

Para a formação acadêmica e espiritual do Seminário Propedêutico, seguindo as orientações dos Documentos da Igreja, temos 12 disciplinas, 11 abnegados e caros professores que contribuem espiritual e academicamente para a formação dos futuros sacerdotes. Elencarei as disciplinas que constituem a nossa matriz curricular e respectivos professores:

1. Língua Portuguesa – Profa. Érica Nascimento Vasconcelos Oliveira;
2. Redação – Profa. Fabiana Alves do Nascimento;
3. Introdução à Metodologia Científica e de Estudo –Prof. Antonio Francisco de Andrade (Prof. Chico), filho do Seminário Arquidiocesano;
4. Latim – Prof. José Araújo Filho, o nosso sábio, amado e mais antigo professor da instituição – a primeira aula que ele lecionou no Seminário Propedêutico foi em 1962;
5. Formação Sacerdotal – Pe. Christiano Silvestre de Jesus;
6. Introdução à Liturgia – Pe. José Fernandes Dórea do Nascimento;
7. Introdução às Sagradas Escrituras – Pe. José Fernandes Dórea do Nascimento;
8. Introdução à Filosofia – Pe. Afonso Matos Correia Filho;
9. Documentos da Igreja – Pe. Fabio Gomes Negromonte;
10. Mistério da Fé – Diác. José Valdo Junior.

Por fatores circunstanciais dos professores, duas disciplinas não foram ministradas neste semestre: Espiritualidade Sacerdotal e Introdução à Psicologia.

Antes de fazer a apresentação formal dos seminaristas, quero apresentar as duas funcionárias que trabalham e convivem conosco no Seminário Propedêutico:

1. Angelita Almeida Silva;
2. Edivânia Silveira Linhares Santos.

Após discorrer acerca da história do Seminário Propedêutico, os Padres Formadores, os Professores e as Funcionárias, desejo apresentar aqueles que se sentiram chamados para o seguimento configurante a Cristo, o Bom Pastor, que amou e se entregou pela sua Esposa, a Igreja. No início do ano, após a Semana de Discernimento, ingressaram 10 seminaristas. Atualmente, são nove:

• Carlos Andrade Mendonça – 18 anos;
• Davi Bezerra Delmiro – 18 anos;
• David Sávio Ressurreição da Silva – 21 anos;
• Gabriel Santos de Jesus – 19 anos;
• João Guilherme Nascimento – 23 anos;
• Luiz Eduardo Reis Santana – 20 anos;
• Matheus Oliveira de Barros – 20 anos;
• Victor Júnior de Carvalho Mendonça – 19 anos;
• Vitor Lima da Silva – 21 anos.

O Seminário Propedêutico trabalha diretamente com o SAV (Serviço de Animação Vocacional), Encontro dos Coroinhas da Arquidiocese de Aracaju e os Encontros Vocacionais. Numa perspectiva de avaliação do trabalho atual do SAV na Arquidiocese, há a necessidade de reestruturar e retomar os encontros e momentos de oração no segundo semestre. Quanto ao Encontro dos Coroinhas, deixamos para o segundo semestre a esperança da possibilidade de contar com a presença e a bênção do novo Arcebispo. E, por fim, os Encontros Vocacionais que são realizados mensalmente: um mês no Seminário Maior e outro mês aqui, no Seminário Propedêutico. Atualmente, mantemos o contato com 31 vocacionados, sendo que, regularmente, participam dos Encontros Vocacionais entre 25 a 30 jovens provenientes das Paróquias da Arquidiocese de Aracaju.

Encerro a apresentação do Seminário Propedêutico manifestando o apreço e a abertura para caminhar em comunhão com o Sr. Arcebispo, Dom Josafá Menezes. E, assim, agradeço a pronta aceitação e disponibilidade em nos visitar. Muito obrigado!

Pe. Christiano Silvestre de Jesus
Reitor

Compartilhar:

Categorias

OUTRAS NOTÍCIAS

vulkan vegas, vulkan casino, vulkan vegas casino, vulkan vegas login, vulkan vegas deutschland, vulkan vegas bonus code, vulkan vegas promo code, vulkan vegas österreich, vulkan vegas erfahrung, vulkan vegas bonus code 50 freispiele, 1win, 1 win, 1win az, 1win giriş, 1win aviator, 1 win az, 1win azerbaycan, 1win yukle, pin up, pinup, pin up casino, pin-up, pinup az, pin-up casino giriş, pin-up casino, pin-up kazino, pin up azerbaycan, pin up az, mostbet, mostbet uz, mostbet skachat, mostbet apk, mostbet uz kirish, mostbet online, mostbet casino, mostbet o'ynash, mostbet uz online, most bet, mostbet, mostbet az, mostbet giriş, mostbet yukle, mostbet indir, mostbet aviator, mostbet casino, mostbet azerbaycan, mostbet yükle, mostbet qeydiyyat