Nascido em 15 de junho de 1968, na cidade de Curaçá (BA), Dom Vitor Agnaldo de Menezes é formado em Filosofia pelo Institutum Sapientiae, em Anápolis (GO) e em Teologia pela Universidade Católica de Salvador, na Bahia. Também tem especialização em Espiritualidade Sacerdotal e Missionária.
Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 18 de abril de 1998, na diocese de Jequié, na Bahia. Entre as funções que exerceu estão a de pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Jequié (BA); reitor do Seminário Maior Diocesano; diretor Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, de 2006 a 2010; pároco da Paróquia Catedral de Santo Antônio, em Jequié, de 2011 a 2016 e, por último, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Maracás (BA), função que exerce desde agosto de 2016.
Em 25 de outubro de 2017 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo diocesano de Propriá. Sua Ordenação Episcopal ocorreu em 6 de janeiro de 2018, em Jequié-BA. Escolheu como lema episcopal Cor dilatandum ad servitium (Com o coração dilatado para o serviço).
No dia 19 de julho de 2023, foi nomeado pelo Papa Francisco como Administrador Apostólico da Arquidiocese de Aracaju, após o acolhimento do pedido de renúncia apresentado por dom João José Costa, O.Carm., então arcebispo metropolitano.