Nesta sexta-feira, 21 de junho, memória litúrgica de São Luiz Gonzaga, padroeiro dos jovens, a Igreja Católica também celebra o Dia do Seminarista. Ocasião especial para pedir as orações de todo o povo de Deus pelos seminaristas dos dois seminários da nossa Arquidiocese: Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus (Itabaiana-SE) e Seminário Nossa Senhora da Conceição (Aracaju).
O Seminário Maior, mantido pela Província Eclesiástica de Aracaju, possui 61 seminaristas, sendo 23 da Arquidiocese, distribuídos nas graduações de Filosofia e Teologia. No Propedêutico, a turma de 2024 é formada por 9 seminaristas.
Que São Luiz Gonzaga inspire a todos os seminaristas a seguirem seus exemplos de dedicação, humildade e serviço aos mais necessitados, mantendo sempre viva a chama da vocação e do amor incondicional a Deus e ao próximo.
É oportuno recordar um valioso ensinamento dirigido aos seminaristas pelo Papa Francisco: “Mantenham sempre viva a chama do primeiro amor e a alegria do chamado. Cultivem a fraternidade, confiança e ternura entre vocês, lembrando que Aquele que vos chamou é fiel”. Segundo o Pontífice, “no seminário aprendemos a conviver, apoiar e testemunhar o amor de Cristo”.