Os cinco novos arcebispos brasileiros que receberam do Papa Francisco o Pálio Arquiepiscopal, entre os quais o arcebispo metropolitano de Aracaju, dom Josafá Menezes, foram homenageados no sábado, 29, pelo Pontifício Colégio Pio Brasileiro (PCPB), em Roma.
No almoço que foi oferecido também estiveram presentes o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta; o cardeal arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar Costa, além de diversos padres e estudantes brasileiros residentes na capital italiana.
Com 90 anos de fundação, o Pio Brasileiro é uma instituição destinada à formação permanente de presbíteros diocesanos do Brasil e de outros países. Também acolhe presbíteros religiosos que vão a Roma para realizar estudos de pós-graduação: extensivo, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Além de dom Josafá, foram homenageados os arcebispos de Natal-RN, dom João Santos Cardoso; de Fortaleza-CE, dom Gregório Ben Lâmed Paixão; de Maceió-AL, dom Carlos Alberto Breis Pereira, e de Cascavel-PR, dom José Mário Scalon Angonese.