A catedral metropolitana de Aracaju recebeu, na manhã desta terça-feira, 9, expressivo número de membros das forças de segurança na tradicional Missa de Páscoa da Guarnição Militar de Sergipe (Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar).
A cerimônia foi presidida pelo arcebispo do Ordinariato Militar do Brasil, dom Marcony Vinícius Ferreira, e concelebrada pelo bispo diocesano de Estância, dom Genivaldo Garcia, e pelos padres Juarez dos Santos Lima (Major Capl – PM-SE) e Daniel Francisco de Souza (Major Capl – 6ª Região Militar-BA).
Na homilia, dirigindo-se aos militares presentes, dom Marcony, disse que “a ressurreição não é apenas um anúncio de um fato histórico, é um ato de fé, é a presença do Cristo Ressuscitado no meio de nós. Que o Cristo Ressuscitado resplandeça em nossas atitudes, para que testemunhemos, dia após dia, este mesmo Deus que nos ama”.
A tradição da Páscoa dos Militares surgiu com a volta dos expedicionários da Campanha da Itália. Foi celebrada, pela primeira vez, em 1945, no Rio de Janeiro, no retorno da Guerra, para aqueles que não tinham participado da Páscoa no tempo normal da Semana Santa. Constituiu o agradecimento a Deus pela missão cumprida e a prece pelos que ficaram em solo italiano.
Os serviços do altar contaram com a colaboração de vários diáconos permanentes que também são militares.
Créditos: Janine Santos (fotos) e Rozendo Aragão (informações).