O padre Carlos Henrique Santos, reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, participou, entre os dias 15 e 17, em Brasília, do Seminário de Iniciação Cristã para Seminaristas. Ele também esteve na condição de secretário da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil).
Guiado pelo tema “A importância da Catequese na formação do futuro presbítero”, o evento foi promovido pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética e a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, com o apoio das Pontifícias Obras Missionárias (POM).
O seminário reuniu mais de 200 seminaristas de todo o país, com significativa participação de representante das Arquidioceses de Feira de Santana e de Salvador, e das Dioceses de Estância-SE, Serrinha-BA, Senhor do Bonfim-BA e Cruz das Almas-BA (Regional Nordeste 3 da CNBB).
O padre Henrique assinalou que “a Iniciação à Vida Cristã no Brasil é um itinerário que tem ajudado as comunidades no processo de formação dos novos discípulos missionários de Jesus Cristo”. Enfatizou que nesse processo, que envolve seminaristas, leigos e leigas e presbíteros, “buscamos fortalecer a iniciação à vida cristã no Brasil”.
Dom Leomar Antônio Brustolin, presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, destacou que a Igreja se coloca diante do urgente desafio “de encontrar caminhos novos para comunicar a fé com as novas gerações em tempos tão complexos como, por exemplo, com o uso da inteligência artificial”.