A Basílica de São Pedro, em Roma, junto ao túmulo do Apóstolo Pedro, foi o lugar escolhido para a celebração da primeira Missa de um dos mais memoráveis presbíteros da Igreja particular de Aracaju, o monsenhor Claudionor Brito Fontes. Isso ocorreu precisamente em 1º de julho de 1957.
Um dos treze filhos de José Martins Fontes e de Afra Brito Fontes, o clérigo nasceu em Tobias Barreto-SE, em 14 de junho de 1930. Nessa cidade dedicada a Nossa Senhora Imperatriz dos Campos também ocorreu o seu despertar para a vocação sacerdotal, com a orientação do Monsenhor Basílico Raposo.
Ele ingressou no Seminário Coração de Jesus (Propedêutico) em 1945, época em que o reitorado estava sob os cuidados do monsenhor Olívio Teixeira. Foram seus colegas de seminário personagens proeminentes da Igreja de Sergipe, como o monsenhor José Carvalho de Sousa e dom Hildebrando Mendes Costa, segundo bispo diocesano de Estância.
Sólida formação acadêmica
Os três anos de filosofia foram cursados no Seminário Maior da Arquidiocese de São Paulo, enriquecedora oportunidade em que se tornou colega do então seminarista Geraldo Majela, Cardeal da Bahia e Arcebispo Primaz do Brasil.
A formação em teologia, de 1953 a 1957, foi construída na Universidade Gregoriana de Roma.
Ordenado pelo Cardeal Micara
O padre Claudionor alcançou o seu segundo grau do sacramento da Ordem pelas mãos do Cardeal Clemente Micara, na Basílica dos Santos Doze Apóstolos, no dia 30 de junho de 1957, há 67 anos.
Assim que retornou a Aracaju, o sacerdote foi nomeado por dom José Vicente Távora como reitor do Santuário Eucarístico Nossa Senhora Menina, diretor espiritual do Seminário Diocesano e Assistente Espiritual da Juventude Estudantil Católica (JEC).
Em 1961, também recebeu do nosso primeiro arcebispo a missão de pároco da Catedral Metropolitana de Aracaju, onde permaneceu por 35 anos. A maior parte do ministério do monsenhor Claudionor foi vivenciada na igreja mãe da Arquidiocese.
O seu dinâmico pastoreio fortaleceu várias expressões eclesiais, como o Encontro de Casais com Cristo (ECC), Cursilhos de Cristandade, Movimento Familiar Cristão, Pastoral das Secretárias do Lar, Vicentinos, Marianos.
Esse ministro de Deus foi ainda capelão do Reformatório Penal, professor de Italiano da antiga Faculdade de Filosofia, membro do Conselho Estadual de Educação e delegado do Ministério de Educação.
O monsenhor Claudionor Brito faleceu no dia 23 de setembro de 2011, aos 81 anos.