Neste sábado, dia 21 de setembro, às 10h30, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Conjunto Orlando Dantas, acolherá com grande alegria a Celebração Eucarística com o Rito de Instituição do Ministério de Acólito. A Santa Missa será presidida por Dom Josafá Menezes, Arcebispo Metropolitano de Aracaju, e, durante o rito, os seminaristas Dênys Nascimento Freitas Santos e Thales Erickson Santos Gonzaga serão instituídos neste importante ministério a serviço do altar.
A Instituição do Ministério de Acólito é uma etapa fundamental no processo formativo dos futuros sacerdotes, sendo um chamado especial ao serviço mais próximo da Eucaristia e da Liturgia. Os acólitos têm a missão de auxiliar os sacerdotes e diáconos nas celebrações litúrgicas, sobretudo no serviço ao altar e na distribuição da Sagrada Comunhão.
Os seminaristas, Dênys Nascimento Freitas Santos e Thales Erickson Santos Gonzaga que, ao receberem o Ministério de Acólito, avançam mais um passo importante rumo à Ordenação Diaconal e Presbiteral. Ambos têm se dedicado com zelo e amor à sua formação, acolhendo com fé e humildade a missão que Deus lhes confiou.
O Significado do Ministério de Acólito
Segundo o Pontifical Romano, o acólito é instituído para ajudar o diácono e para servir o sacerdote. “É sua função, portanto, cuidar do serviço do altar; auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão, todas as vezes que os ministros de que se trata no cân. 845 do Código de Direito Canónico faltarem ou não o puderem fazer, por motivo de doença, de idade avançada ou do ministério pastoral, ou todas as vezes que o número dos fiéis que se aproximam da Sagrada Mesa for tão elevado que possa vir a ocasionar uma demora excessiva da celebração da missa”.
O Pontifical Romano acrescenta que o acólito pode ainda ser-lhe mandado, em circunstâncias extraordinárias, que exponha publicamente o Santíssimo Sacramento à adoração dos fiéis, e depois o reponha; não pode, porém, dar a bênção ao povo.
“Na medida em que for necessário poderá também cuidar da instrução de outros fiéis que, por um encargo temporário, devam ajudar o sacerdote ou o diácono nas ações litúrgicas, levando o missal, a cruz, as velas, etc., ou exercendo outras funções deste gênero. Desempenhará mais dignamente estes ofícios, se participar na Santíssima Eucaristia, cada vez com uma piedade mais ardente, alimentando-se dela e procurando alcançar um conhecimento da mesma sempre mais profundo”, evidencia o Pontifical Romano.
“Destinado de modo particular para o serviço do altar – esclarece o Pontifical Romano –, o acólito há de procurar conhecer o que diz respeito ao culto divino e compreender o seu significado íntimo e espiritual, de modo que, em cada dia, se ofereça a si próprio totalmente a Deus e, por sua atitude grave e respeitosa, seja para todos exemplo no templo sagrado, amando sinceramente o corpo místico de Cristo ou povo de Deus, sobretudo os fracos e os doentes”.
O ministério que os seminaristas irão receber fortalece a consciência do chamado mediante uma configuração mais estreita com Jesus Cristo.
Celebração e Participação da Comunidade
A Celebração Eucarística, presidida por Dom Josafá Menezes, será realizada na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situada na Rua José Araújo Neto, 500, no Conjunto Orlando Dantas, Aracaju-SE. Toda a comunidade arquidiocesana está convidada a participar deste momento de profunda alegria e ação de graças pela caminhada vocacional dos seminaristas.
Aqueles que não puderem participar presencialmente poderão acompanhar a transmissão ao vivo da celebração pelas redes sociais da paróquia, através do Instagram: @paroquiansps
da redação, Layla Kamila.