O arcebispo metropolitano, dom Josafá Menezes da Silva, renova um convite especial aos fiéis católicos de todas as comunidades paroquiais da Arquidiocese para a celebração da abertura solene do Jubileu 2025, neste domingo da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, 29 de dezembro. “Somos chamados a ser peregrinos de esperança e construtores de paz, disse o prelado, ao exortar o povo de Deus a refletir sobre o significado profundo desse histórico tempo de graça.
O primeiro momento da programação será vivenciado na paróquia São Pio X (Bairro 18 do Forte), onde ocorrerá o encontro das comunidades paroquiais, às 15h; Hora Santa (momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento), às 15h15; Rito de abertura oficial do Ano Jubilar, às 16h, e o início da Caminhada Penitencial em direção à Catedral Metropolitana, às 16h30. Nesse trajeto, os fiéis conduzirão a cruz do Bom Jesus dos Navegantes, um dos símbolos desse tempo de graça da Igreja.
A Missa solene de abertura do Ano Santo 2025 irá ocorrer às 17h30, sob a presidência do arcebispo metropolitano.
Durante a cerimônia, cada um dos seis vigários regionais receberá um Círio (vela personalizada que servirá como símbolo do Jubileu na Arquidiocese), que será encaminhada para as igrejas indulgenciárias nos vicariatos, a exemplo da Catedral de Aracaju, o Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora (Divina Pastora-SE) e o Santuário Nossa Senhora da Vitória (São Cristóvão-SE).
Durante todo o Ano Jubilar, a cruz do Bom Jesus dos Navegantes ficará exposta para veneração na Catedral Metropolitana.
O Jubileu 2025 foi iniciado oficialmente no último dia 24 pelo Papa Francisco, no Vaticano, com o lema “Peregrinos da Esperança”.
Baixe aqui a programação completa do Jubileu 2025 na Arquidiocese de Aracaju.
Foto: Gabriele Machado