A Arquidiocese de Aracaju celebrará, neste domingo (29), a abertura solene do Jubileu 2025, em um evento marcado pela peregrinação de fé e esperança. A programação começa na Paróquia São Pio X, no bairro 18 do Forte, e segue até a Catedral Metropolitana de Aracaju, com momentos de oração, reflexão e muita devoção.
A Peregrinação
A programação terá início às 15h, com o encontro das comunidades paroquiais, seguido por uma Hora Santa, às 15h15, para um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 16h, ocorrerá o rito de abertura oficial do Ano Jubilar, e, às 16h30, os fiéis iniciarão a Caminhada Penitencial, rumo à Catedral Metropolitana. Durante esse trajeto, a Cruz do Bom Jesus dos Navegantes será carregada pelos peregrinos, simbolizando o espírito de penitência e fé que marca esse tempo especial para a Igreja.
A Missa solene de abertura do Ano Santo 2025 será celebrada às 17h30, presidida pelo arcebispo metropolitano de Aracaju. Durante a celebração, cada um dos seis vigários regionais da Arquidiocese receberá um Círio personalizado, que será enviado para as igrejas indulgenciárias nos vicariatos. Ao longo de todo o Ano Jubilar, a Cruz do Bom Jesus dos Navegantes permanecerá exposta para veneração na Catedral Metropolitana.
e-Book Canto
Para vivenciar esse momento de fé de forma ainda mais especial, a comissão organizadora disponibilizou o e-Book de canto da peregrinação. Os músicos José David Melo Costa e Pedro Oliveira, com o apoio da ASCOM da Arquidiocese, prepararam o material para que os peregrinos possam cantar durante o percurso. Basta baixar o arquivo no seu dispositivo móvel e acompanhar a peregrinação.
O Jubileu 2025 foi oficialmente iniciado pelo Papa Francisco no último dia 24 de dezembro, com o lema “Peregrinos da Esperança”. A abertura deste momento de graça e fé será um marco para toda a Arquidiocese de Aracaju, que convida todos os fiéis a participarem dessa caminhada de renovação espiritual.
Baixe aqui a programação completa do Jubileu 2025 na Arquidiocese de Aracaju.