O Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus, em Itabaiana-SE, deu início ao Ano Acadêmico de 2025 com uma missa solene presidida pelo arcebispo, Dom Josafá Menezes, na segunda-feira (10). A celebração coincidiu com um momento especial para o prelado: a comemoração dos 20 anos de sua ordenação episcopal.
Durante a homilia, Dom Josafá compartilhou experiências de sua trajetória como reitor do seminário em Salvador e professor. Recordou, ainda, sua missão na Argentina, onde, a pedido do então cardeal Dom Lucas Moreira Neves, se capacitou para assim melhorar colaborar na estruturação da formação do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de São Salvador. Na época, a iniciativa foi considerada inovadora para a preparação dos futuros sacerdotes.
A celebração contou com a presença dos três padres formadores do seminário: Pe. Christiano Silvestre (reitor), Pe. José Fernandes (vice-reitor) e Pe. Alessandro Souza (diretor espiritual). Também participaram os padres Édson e Vicente, da Paróquia Nossa Senhora das Graças.
Após a missa, os seminaristas e formadores participaram de um almoço especial. Durante o encontro, o seminarista Jaime Galdino leu uma mensagem em nome da comunidade, destacando a riqueza do lema episcopal de Dom Josafá e sua importância para a formação presbiteral.
Vocacionados: Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Aracaju
Ainda no início da semana, o Seminário Maior sediou o Primeiro Encontro Vocacional de 2025, reunindo cerca de 30 jovens vocacionados provenientes de diversas paróquias da Arquidiocese de Aracaju.



A programação incluiu momentos de oração, formação e partilha. O ponto alto foi a missa das 10h, celebrada pelo Pe. Anderson Pina, reitor do Seminário Maior, junto à comunidade. O encontro teve como objetivo auxiliar os jovens no discernimento do chamado ao sacerdócio, fortalecendo sua caminhada vocacional.
Da redação, Layla Kamila (DRT – 2916/SE) Assessoria de Comunicação (ASCOM)
Baixe o aplicativo em seu celular da Arquidiocese de Aracaju, que está disponível para o sistema Android e IOS (Apple), e mantenha-se atualizado com as informações da nossa Arquidiocese.