Com o tema “Santa Dulce dos Pobres, peregrina do amor e da esperança”, a tradicional celebração reunirá fiéis de toda a região entre os dias 15 e 24 de agosto
A Paróquia São José e Santa Dulce dos Pobres, situada no município de Malhador (SE), anuncia com alegria e fervor a realização da 4ª edição da Peregrinação Santa Dulce dos Pobres, evento que tem se consolidado como expressão vibrante da fé popular sergipana. Com uma programação que se estende de 15 a 24 de agosto de 2025, a iniciativa contempla momentos de oração, reflexão, missão e testemunho, inspirados na vida e obra da primeira santa nascida no Brasil.
Novenário: espiritualidade, missão e devoção
O Novenário em honra a Santa Dulce dos Pobres acontecerá em duas etapas: de 15 a 22 de agosto, as celebrações serão realizadas na Capela Santa Dulce, situada no povoado Coqueiral; nos dias 23 e 24, a programação se concentrará na Igreja Matriz de Malhador. Em todos os dias, os fiéis são convidados a refletir sobre o legado da “mãe dos pobres”, cuja vida foi marcada pela caridade operosa, a paciência no sofrimento e a firme confiança na Providência Divina.
Peregrinação: 7 quilômetros de fé, esperança e tradição
O ponto alto das festividades será a Peregrinação a pé, marcada para o dia 24 de agosto (sábado). Com saída às 6h da manhã do Povoado Candeias, município de Moita Bonita (SE), os peregrinos percorrerão 7 quilômetros até a Igreja Matriz de Malhador. O trajeto simboliza a caminhada de fé e solidariedade, características que definiram o apostolado de Irmã Dulce. A organização da Paróquia orienta que os participantes se apresentem com antecedência para o momento de concentração e oração inicial, que será realizado ainda no local de saída.
Um testemunho que ecoa no coração do povo
Inspirada por Santa Dulce dos Pobres, canonizada pelo Papa Francisco em 2019 e cuja memória litúrgica é celebrada em 13 de agosto, a comunidade paroquial tem buscado viver um tempo forte de evangelização e compromisso cristão com os mais necessitados. “A peregrinação é um gesto concreto de comunhão com os valores do Evangelho, pois nos impulsiona a sair de nós mesmos e colocar os pés a caminho, como Igreja em saída”, afirmou o pároco local, em comunhão com a Arquidiocese de Aracaju.
“Santa Dulce dos Pobres, peregrina do amor e da esperança” ,é com esse lema que a Paróquia São José e Santa Dulce convida toda a Arquidiocese e os devotos da Mãe dos Pobres a participar deste momento de fé, comunhão e renovação espiritual.
Serviço:
-
Novenário: 15 a 22 de agosto (Capela Santa Dulce – Coqueiral); 23 e 24 de agosto (Igreja Matriz – Malhador/SE)
-
Peregrinação: 24 de agosto | Saída: Povoado Candeias, Moita Bonita/SE | Concentração: a partir das 6h da manhã
-
Informações: Instagram da Paróquia @paroquiamalhador