Sob o lema bíblico “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5) e o tema “É tempo de júbilo em nossa vida”, a Arquidiocese de Aracaju está vivenciando, desde da última quinta-feira, 7 de agosto, a Semana Nacional da Família (SNF).
A iniciativa, organizada pela Pastoral Familiar, se estende até o dia 17 e conta com intensa programação nos seis Vicariatos, envolvendo paróquias, comunidades e famílias em momentos de oração, formação e convivência fraterna.
A abertura oficial ocorreu na última quinta-feira (7), com uma formação conduzida pelo reitor do Santuário São Judas Tadeu, Pe. Mário Sérgio, OFMCap, seguida da Santa Missa de Envio, bênção das velas a serem utilizadas nos encontros “Hora da Família” e Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Programação nas Paróquias e Comunidades
Durante toda a semana, a proposta da Pastoral Familiar é promover encontros orantes nas residências, fortalecendo o espírito missionário da Igreja em saída. Haverá ainda celebrações nas paróquias sobre o tema central da SNF, momentos de adoração com as famílias e Caminhadas das Famílias em diferentes localidades:
-
09/08 – Paróquias Nossa Senhora de Fátima, São Marcos Evangelista e Nossa Senhora do Monte Serrat;
-
16/08 – Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, em Itaporanga D’Ajuda;
-
17/08 – Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Feira Nova.
Também está prevista a celebração de Santas Missas dedicadas às famílias em diversas comunidades.
Jubileu das Famílias
O ponto alto da programação será o Jubileu das Famílias, no dia 16 de agosto. A concentração ocorrerá no Santuário São José, a partir das 14h30, com acolhimento festivo e animação. Às 15h, haverá palavra de abertura, seguida de pregação com o casal Diego e Gleise, da Comunidade Católica Shalom, refletindo sobre o chamado à santidade no cotidiano das famílias.
Às 16h, o assessor eclesiástico da Pastoral Familiar, Pe. Anderson Leão, conduzirá a Hora Santa pelas Famílias, momento de intercessão e bênção para os lares. Em seguida, às 17h, os participantes sairão em caminhada jubilar em direção à Catedral Metropolitana de Aracaju, onde será celebrada a Santa Missa de encerramento da Semana Nacional da Família, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Josafá Menezes da Silva.
Um tempo de graça para a Igreja Doméstica
Criada em 1992, a Semana Nacional da Família é um dos momentos mais importantes de evangelização promovidos pela Igreja no Brasil, colocando a família no centro de sua missão pastoral. Para a Pastoral Familiar da Arquidiocese de Aracaju, esta edição é uma oportunidade de reforçar a unidade e a fé das famílias, tornando-as testemunhas vivas do amor de Deus no seio da sociedade.