Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 17 de setembro, no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, a reunião geral do clero da Arquidiocese de Aracaju. O encontro foi conduzido pelo arcebispo metropolitano, Dom Josafá Menezes da Silva, e contou com a participação expressiva dos presbíteros arquidiocesanos.
O consultor do AXIS INSTITUTO, Namilton Coelho, mestre em Administração, apresentou uma avaliação técnica e gerencial dos bens da Arquidiocese de Aracaju. O estudo contemplou as 114 paróquias e a Cúria Metropolitana, que foram, em sua maioria, consideradas bem estruturadas. O especialista também trouxe recomendações para a continuidade da boa gestão e aprimoramento do patrimônio arquidiocesano.
Comissão de Arquitetura e Bens Culturais
O Padre José Horácio Matos Fraga, coordenador da Comissão Arquidiocesana de Arquitetura e Bens Culturais, destacou as ações da Comissão junto às comunidades paroquiais e a colaboração com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ressaltou, ainda, a importância da preservação do patrimônio religioso e cultural como expressão da fé e identidade eclesial.
Pastorais sociais e missão
O assistente eclesiástico das Pastorais Sociais, Padre João Cláudio da Conceição, apresentou os resultados de uma ampla pesquisa realizada na Arquidiocese sobre a atuação das pastorais. Colocou-se à disposição para colaborar na definição de estratégias mais específicas de acordo com a realidade de cada comunidade.
O assessor eclesiástico para a Dimensão Missionária, Padre Tony Santos da Silva, destacou a importância do Mês Missionário, lembrando que este não se restringe à coleta anual, mas é também uma ocasião para reforçar a consciência missionária nas comunidades. Na ocasião, Marcos, coordenador da Infância e Adolescência Missionária em Sergipe, incentivou a participação das paróquias e se colocou à disposição para oferecer formações.
Diretrizes nacionais de evangelização
O Padre Valdes Lima apresentou a missão que recebeu do arcebispo, no contexto das novas diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, atualmente em processo de elaboração por meio de um caminho sinodal. Ressaltou que o objetivo será um estudo aprofundado do Documento Final do Sínodo sobre a Sinodalidade, em sintonia com a Igreja universal.
Eleição do representante do clero
Durante a reunião, foi realizada a eleição do novo representante do clero da Arquidiocese de Aracaju. O escolhido foi o Padre Afonso Matos Correia Filho, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Conjunto Marcos Freire II, município de Nossa Senhora do Socorro.
Nas considerações finais, o vigário-geral, Padre Valtewan Correia Cruz, sublinhou a necessidade de planejamento e conhecimento técnico para a execução das ações pastorais e administrativas da Arquidiocese. O arcebispo Dom Josafá concluiu agradecendo a participação dos sacerdotes e ressaltando que já visitou 111 das 114 paróquias da Arquidiocese, algumas delas mais de uma vez, reforçando sua proximidade com o povo de Deus.