A Penitenciaria Apostólica, por mandato do Santo Padre, concedeu Indulgência Plenária à Paróquia Nossa Senhora do Loreto, situada em São Cristóvão, por ocasião do seu 25º aniversário de criação.
O decreto foi emitido em Roma, atendendo ao pedido do Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom Josafá Menezes da Silva, em comunhão com o pároco, Pe. Williame Barreto Filho .
Um dom espiritual para a comunidade paroquial
O documento pontifício assegura que os fiéis cristãos, movidos por verdadeira penitência e caridade, poderão lucrar a Indulgência Plenária entre os dias 13 de janeiro de 2025 e 13 de janeiro de 2026, observando as condições habituais estabelecidas pela Igreja: Confissão sacramental, Comunhão eucarística e oração pelas intenções do Sumo Pontífice .
A indulgência poderá ser aplicada também em sufrágio pelas almas dos fiéis defuntos que se encontram no Purgatório. Para tanto, os fiéis deverão visitar em forma de peregrinação a igreja paroquial de Nossa Senhora do Loreto, participar piedosamente das celebrações jubilares ou dedicar um tempo de oração e meditação, concluindo com o Pai-Nosso, a Profissão de Fé e a invocação a Nossa Senhora do Loreto .
Misericórdia também aos enfermos e idosos
O decreto ressalta que os idosos, enfermos e todos aqueles impossibilitados de sair de casa por motivo grave também podem alcançar a Indulgência Plenária, desde que unidos espiritualmente às celebrações jubilares. A estes, basta oferecer a Deus os sofrimentos e contrariedades da vida cotidiana, com firme propósito de cumprir, o quanto antes, as condições habituais estabelecidas pela Igreja .
Chamado à reconciliação
O texto reforça o apelo para que os sacerdotes, especialmente o pároco Pe. Williame Barreto Filho, se coloquem à disposição para o atendimento das confissões sacramentais, permitindo que os fiéis participem mais plenamente das graças do Jubileu. Trata-se de um convite à renovação da vida cristã e à vivência da reconciliação, em sintonia com o Ano Jubilar Ordinário de 2025.
O jubileu paroquial é um tempo de graça para toda a comunidade de Nossa Senhora do Loreto e para a Arquidiocese de Aracaju. A concessão da Indulgência Plenária manifesta a solicitude da Igreja em favorecer a santificação dos fiéis, fortalecendo-os na fé e no compromisso missionário.