IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA”. (Mc 16, 15)
A Legião de Maria realizou, nos dias 8 a 14 de novembro de 2025, um trabalho de evangelização na cidade de Coimbra – Portugal, chamado Peregrinação Por Cristo (PPC) – Peregrinatio Pro Christo – que envia grupos de legionários para uma região ou cidade para aí exercerem, nas palavras do Papa São Paulo VI, “a missão delicada, difícil e impopular de revelar que Cristo é o Salvador do Mundo, missão essa de que o povo se deve encarregar”.
Esta missão, não só contou com a participação de 22 legionários, sendo 10 de Sergipe (Arquidiocese de Aracaju), 8 de Portugal, 3 da Malásia e 1 de Espanha. O Pe. Adeilson Carlos, Diretor Espiritual da Regia de Aracaju (Conselho Central da Legião de Maria em Sergipe) acompanhou o grupo, desde a preparação e durante toda a missão, mas também contou com a presença do Cônego Pedro Miranda, de Coimbra.
A PPC promove ações concretas diárias, através de um apostolado ativo para despertar a fé em muitos e revigorar o entusiasmo noutros, correspondendo ao pedido de Jesus: “Ide e anunciai o Evangelho”, e testemunhando o cumprimento da promessa: “Estarei convosco todos os dias”.
Ao longo de uma semana, os legionários foram distribuídos por grupos que percorreram diversas ruas em diferentes zonas da cidade e participaram em várias celebrações da Eucaristia, contactando pessoas de diversas nacionalidades, convidando-as para uma participação mais ativa na Igreja através, por exemplo, da integração no movimento da Legião de Maria, e distribuindo Medalhas de Nossa Senhora das Graças (Medalha Milagrosa), com sua história e oração. Deve-se destacar o contato pessoal com os estudantes na Universidade de Coimbra, falando com amor de Deus, muitos receberam a Medalha Milagrosa, agradecendo o contato.
Durante os dias de PPC, foi fundado um novo núcleo da Legião de Maria em Coimbra, o Praesidium Nossa Senhora da Conceição e foram recrutados novos membros para o núcleo existente, o Praesidium de Nossa Senhora das Graças. Deixou-se uma perpectiva de fundação de outros Praesidia. Também merece destque o interesse de algumas pessoas em retornar à Santa Missa.
Nas palavras do Pe. Adeilson Carlos, a experiência da PPC traduz o propósito do fundador da Legião de Maria, Frank Duff, de que os legionários anunciassem a Fé Católica em outros países e regiões distantes e assim pudessem expandir a Legião de Maria. Nesta experiência, pode-se perceber a realidade da universalidade da missão da Igreja de levar Cristo e a sua Mãe às nações. Desta forma, na diversidade das nacionalidades dos que participaram da PPC, encontramos a beleza da Legião de Maria na sua função de ser instrumento de Nossa Senhora para fazer Jesus mais amado e conhecido.


