A Santa Missa desta Quarta-feira de Cinzas, 14, no santuário São José (Praça Tobias Barreto), também se constituiu em ocasião especial para a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2024, na Arquidiocese de Aracaju.
Ao longo do período da Quaresma, a CF será vivenciada em todas as dioceses do Brasil com o tema “Fraternidade e amizade social”, e o lema “Vós sóis todos irmãos e irmãs” (MT 23,8).
A sagrada liturgia foi presidida pelo arcebispo emérito, Dom José Palmeira Lessa, e concelebrada pelo padre Jadilson Andrade, reitor do santuário e assistente eclesiástico da Equipe de Campanhas da Arquidiocese.
Logo na abertura da cerimônia, o padre Jadilson afirmou que, a partir de agora, “a Arquidiocese mergulha no espírito de uma grande campanha que faz um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs”.
Na homilia, Dom Lessa recordou que a Campanha da Fraternidade é promovida há mais de 60 anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, durante a Quaresma, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus. “A CF nos exorta a abrir o coração a todas as pessoas, especialmente com aquelas com as quais temos diferenças ideológicas”, assinalou.
O arcebispo emérito também fez referência à mensagem do Papa Francisco dirigida à CNBB sobre a CF. O pontífice, segundo dom Lessa, deseja que a Campanha da Fraternidade, “uma vez mais, auxilie as pessoas e comunidades do Brasil no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, superando toda divisão, indiferença, ódio e violência”.
“Nessa caminhada quaresmal em preparação para a Páscoa, Deus quer que retornarmos a Ele de todo o coração, por meio do jejum, esmola e oração, pontuou dom José Palmeira Lessa.
Equipe de Campanhas da Arquidiocese de Aracaju