A missão de governar, ensinar e santificar o povo de Deus da paróquia Santo Antônio, em Aracaju, está agora sobre os ombros do frei Francisco Edson da Silva Mendes, OFM. Ele foi empossado para o ofício de pároco, no sábado, 24, durante Santa Missa presidida pelo administrador apostólico da Arquidiocese, dom Vítor Agnaldo de Menezes, na Igreja do Espírito Santo.
Na mesma cerimônia, ocorreu a apresentação do frei Miguel Evaristo Filho, OFM., que irá exercer o ofício de vigário paroquial.
Com quase 13 anos de ordenação presbiteral, o frei Edson assume uma função que nos últimos seis anos vinha sendo exercida pelo frei Francisco Gonçalves de Souza, OFM., transferido para a paróquia São Francisco de Assis, em Campina Grande-PB.
O novo pároco vem de uma fecunda experiência como pároco e reitor da paróquia-santuário de São Francisco das Chagas de Canindé (Canindé-CE). Além das atribuições como pároco, o frei Edson será o guardião do Convento de Santo Antônio.
Igreja missionaria, samaritana e profética
Na homilia, dom Vítor exortou o novo pároco e os paroquianos no sentido de acolherem, com um comprometimento cada vez maior, o apelo do Papa Francisco “por uma Igreja missionária, samaritana e profética, uma Igreja que encontre novos caminhos para anunciar o coração do Evangelho a quantos ainda não encontraram Cristo, uma Igreja com as portas abertas, e que seja porto de misericórdia”.
Criada há quase 110 anos por dom José Thomaz, primeiro bispo diocesano, a paróquia Santo Antônio está sob os cuidados da Ordem dos Frades Menores (OFM) desde janeiro de 1934, há precisamente 90 anos.
A missa de posse também marcou a despedida do frei Marconi Lins de Araújo, OFM., vigário paroquial e guardião do Convento Santo Antônio, nos últimos quatro anos. Em janeiro, ele foi eleito pelo Capítulo Provincial como vigário provincial, guardião e formador do Convento São Francisco de Assis, em Olinda-PE.