A promoção de uma grande articulação do serviço pastoral e evangelizador da Igreja no Brasil foi um dos principais objetivos de um encontro que reuniu mais de 200 coordenadores de pastoral de dioceses brasileiras, de 8 a 12 de julho, em Brasília.
Organizado pela secretaria geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o evento refletiu sobre o tema “A Pastoral numa Igreja Sinodal e Missionária”, e o lema “O Senhor os enviou a toda cidade para onde ele mesmo deveria ir” (cf. Lc 10,1).
A Arquidiocese de Aracaju foi representada pelo seu coordenador de pastoral, padre José Dácio dos Santos, pároco da paróquia Bom Jesus dos Navegantes (Atalaia Velha).
O sacerdote fez um balanço da sua participação, durante a Reunião Geral do Clero com o arcebispo metropolitano, na quarta-feira, dia 17.
O encontro em Brasília, segundo ele, foi sugerido pelos secretários executivos dos 19 regionais da CNBB, considerando a necessidade de promoção do alinhamento e articulação do serviço diocesano de coordenação pastoral. A iniciativa, frisou, “também está em consonância com as Diretrizes da Igreja para todo o mundo a partir do processo sinodal, em comunhão com os diferentes dicastérios da Cúria Romana e alinhada à proposta jubilar para 2025”.
Esses foram alguns dos temas abordados durante a jornada formativa: O caminho das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; O Cenário eclesial atual; Fundamentos bíblicos para uma pastoral missionária; A sinodalidade na Igreja do Brasil; A ação pastoral como expressão da Eclesiologia; O papel do laicato numa Igreja toda ministerial; Uma Pastoral Planejada, e Perspectivas para a Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil.
A Diocese de Estância foi representada nesse encontro pelo padre Raimundo Aguiar.
Créditos: CNBB | Janine Santos