Está agendada para esta sexta-feira, às 14h30, na Casa Central da Congregação de Santa Teresinha, a cerimônia de apresentação oficial do projeto de instalação de uma das maiores esculturas de Santo Antônio, no Brasil, no mirante da colina do bairro Santo Antônio, em Aracaju.
O evento irá contar com a participação do arcebispo metropolitano, dom Josafá Menezes da Silva; da secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, e do diretor-superintendente do Instituto Banese, Ezio Christian Déda de Araújo.
Esse projeto é resultado dos esforços da Arquidiocese de Aracaju e do Governo do Estado de Sergipe com vistas ao fortalecimento do turismo religioso.
Feita de concreto pelo escultor Gilvan Donato, e pesando mais de 50 toneladas, a imagem de Santo Antônio possui 12 metros de altura. O tamanho e o peso foram os maiores empecilhos para o transporte e instalação da escultura, que começou a ser esculpida em 2014.
Em 2018, Donato chegou a fazer, sem êxito, uma campanha para levantar os recursos, na tentativa de realizar o traslado. Naquele ano, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) informou que não havia recursos disponíveis para viabilizar o transporte e instalação da escultura, uma operação orçada em R$ 800 mil.
Créditos: André Moreira | David Melo (Pascom da Paróquia Santo Antônio)