Formação oferecida pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Aracaju capacita jovens para a prevenção ao suicídio e promoção do bem-estar
Nos dias 8 e 9 de fevereiro, Aracaju recebeu o minicurso “Cuidar da Vida”, reunindo jovens do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe). A iniciativa, promovida pela Comissão Episcopal para Juventudes (CEJ) e aprovada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como objetivo capacitar multiplicadores para atuar na prevenção ao suicídio entre adolescentes e jovens.
A formação abordou a importância do acolhimento, do autocuidado e das práticas que favorecem o bem-estar da juventude, especialmente no contexto dos grupos e movimentos juvenis e das escolas públicas. Durante os dois dias de atividades, os participantes trocaram experiências e refletiram sobre estratégias para fortalecer a escuta ativa e o apoio emocional dentro das comunidades.
O Setor Juventude da Arquidiocese de Aracaju expressou gratidão a todos os envolvidos e reforçou o compromisso com a construção de um ambiente mais saudável e acolhedor para a juventude.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Setor Juventude Aracaju (@setorjuventudearacaju)
Compromisso com a juventude
O Setor Juventude da Arquidiocese de Aracaju trabalha para dinamizar a Pastoral Juvenil e promover maior integração entre os segmentos juvenis. Entre seus responsáveis estão Myllena Prado (coordenadora), Brenda Veras (vice-coordenadora para Aracaju e região metropolitana), Lorena Araújo (vice-coordenadora para o vicariato São Lucas), Dionisio Oliveira e Glaudson Costa (vices-coordenadores para o vicariato São João), Mikael Oliveira (coordenador de formações), Gabriel Oliveira (coordenador de eventos) e Sueslayne Lima (coordenadora de comunicação). O assessor eclesiástico do setor é o padre Johannes Fagner.
A missão do setor inclui fortalecer a pastoral juvenil, incentivar o diálogo entre os jovens, criar espaços de reflexão e discernimento e auxiliar as comunidades na acolhida e evangelização da juventude.
Com ações como o minicurso “Cuidar da Vida”, a Igreja reafirma seu compromisso com a promoção da vida e com o desenvolvimento integral dos jovens, capacitando-os para serem agentes de transformação em suas comunidades e na sociedade.
Da redação, Layla Kamila (DRT – 2916/SE) Assessoria de Comunicação (ASCOM),
com informações do Pe. Christiano Silvestre, reitor do Propedêutico.Baixe o aplicativo em seu celular da Arquidiocese de Aracaju, que está disponível para o sistema Android e IOS (Apple), e mantenha-se atualizado com as informações da nossa Arquidiocese.
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui