A Arquidiocese de Aracaju celebrará, na próxima terça-feira, 4 de Novembro, uma Santa Missa em sufrágio da alma dos bispos falecidos, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.
A convocação foi feita por meio de carta circular enviada pelo arcebispo metropolitano, Dom Josafá Menezes da Silva, a todo o clero arquidiocesano. No documento, Dom Josafá determina que essa comemoração passe a ocorrer anualmente no dia 4 de novembro, conforme a tradição da Igreja e o que é celebrado pela Santa Sé.
“A Santa Sé Romana celebra todos os anos, no dia 4 de novembro, uma missa em sufrágio dos cardeais e bispos falecidos nos doze meses antecedentes. Cumpre, portanto, à nossa Arquidiocese recordar, com gratidão, seus pastores que já partiram para a Casa do Pai”, destacou Dom Josafá.
O arcebispo também lembrou que a Igreja orienta a celebração, na Catedral, do aniversário de falecimento do último bispo, convidando os fiéis e especialmente os sacerdotes a rezarem pelos prelados que serviram o Povo de Deus em Aracaju.
Neste ano, a celebração assume um caráter jubilar especial, por ocorrer durante o Ano Santo da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2025, proclamado pelo Papa Francisco, e por coincidir com dois marcos históricos: o centenário de nascimento de Dom Luciano Cabral Duarte, segundo arcebispo de Aracaju, e o 150º aniversário da Igreja Catedral, inaugurada em 1875.
Dom Josafá conclamou todos os sacerdotes a unirem-se espiritualmente à celebração, inserindo em suas missas a intenção pelos bispos falecidos e mencionando seus nomes na Oração Eucarística. São eles:
-
Dom José Thomas Gomes da Silva (1911–1948) – primeiro bispo de Aracaju, falecido em 31 de outubro de 1948, aos 75 anos;
-
Dom Fernando Gomes dos Santos (1949–1957) – segundo bispo de Aracaju e posteriormente arcebispo de Goiânia (GO), falecido em 1º de junho de 1985, aos 75 anos;
-
Dom José Vicente Távora (1957–1970) – bispo e primeiro arcebispo de Aracaju, falecido em 3 de abril de 1970, aos 59 anos;
-
Dom Luciano José Cabral Duarte (1971–1998) – segundo arcebispo de Aracaju, falecido em 29 de maio de 2018, aos 93 anos.
A Arquidiocese convida todo o povo de Deus a participar deste momento de fé, oração e gratidão, rendendo graças ao Senhor pela vida e pelo testemunho dos bispos que marcaram a história e a missão evangelizadora da Igreja em Aracaju.