Em um movimento voltado à organização e ao cuidado com a vida pastoral das comunidades, a Arquidiocese de Aracaju anunciou, nesta semana, a descontinuidade da quase-paróquia Bom Jesus dos Pobres.
A decisão foi formalizada por meio de decreto assinado pelo arcebispo metropolitano, dom Josafá Menezes da Silva, após escuta e acolhimento do parecer positivo do Conselho Presbiteral, e está em conformidade com o Código de Direito Canônico.
Criada em 20 de junho de 2016, a quase-paróquia tinha fronteira em comum com a da Paróquia São José de Anchieta, o que, desde o início, gerava sobreposição de competências. Esse aspecto geográfico e pastoral motivou a reorganização. Segundo o decreto, a jurisdição da área sempre esteve ligada à paróquia originária, o que justificou o retorno à estrutura anterior.
A medida está fundamentada no cânon 515, §2º, do Código de Direito Canônico, que estabelece a responsabilidade do bispo diocesano em criar, suprimir ou alterar paróquias, sempre com base nas necessidades da comunidade e no bem pastoral.
da redação, Layla Kamila (DRT – 2916/SE) – Assessoria de Comunicação.