O impacto da inteligência artificial na vida presbiteral e pastoral está no centro das discussões do Curso Anual do Clero da Província Eclesiástica de Aracaju. O evento ocorre desde segunda-feira, 10, na Chácara São João XXIII, em Salgado (SE), e se estende até sexta-feira, 14.
Cerca de 100 padres das três dioceses da província – Aracaju, Estância e Propriá – participam da formação, ministrada pelo padre Tiago José Sibula da Silva, assessor da Comissão para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O curso analisa os impactos da IA na evangelização, na comunicação e no atendimento pastoral.
Tecnologia e missão da Igreja
O avanço da inteligência artificial tem provocado reflexões dentro da Igreja sobre sua aplicação ética e pastoral. Segundo o padre Anderson Gomes, representante do Clero da Arquidiocese de Aracaju, a iniciativa visa ajudar os sacerdotes a “refletir sobre o compromisso da Igreja em compreender as mudanças tecnológicas e encontrar formas eficazes de utilizá-las” e a compreender os desafios no contexto pastoral.
Os debates incluem a influência da IA na produção e disseminação de conteúdo religioso, o uso de algoritmos na evangelização digital e as possibilidades e limites do atendimento pastoral mediado por tecnologia. A Igreja busca discernir como utilizar essas ferramentas sem comprometer a proximidade e a essência do serviço pastoral.
Divisão em turmas e dinâmica do curso
Para melhor aproveitamento, os participantes foram divididos em duas turmas. A primeira participa das atividades até quarta-feira, 12. A segunda acompanha a formação de quarta a sexta-feira, 14.
Além das palestras, o curso inclui momentos de partilha e troca de experiências entre os sacerdotes. A programação também contempla orações comunitárias e momentos de reflexão sobre a relação entre fé, tecnologia e pastoral.




Da redação, Layla Kamila (DRT – 2916/SE) Assessoria de Comunicação (ASCOM)
Baixe o aplicativo em seu celular da Arquidiocese de Aracaju, que está disponível para o sistema Android e IOS (Apple), e mantenha-se atualizado com as informações da nossa Arquidiocese.