Na manhã desta terça-feira, 25 de março de 2025, Solenidade da Anunciação do Senhor, a Diocese de Propriá viveu um momento de profunda comunhão eclesial com a eleição de seu novo Administrador Diocesano.
A sessão de eleição foi realizada às 9h30, na sede da Cúria Diocesana, localizada no centro da cidade de Propriá (SE), reunindo os membros do Colégio dos Consultores, conforme determina o Código de Direito Canônico.
Presidida pelo Revmo. Pe. Inaldo César Menezes, presbítero mais antigo entre os consultores por tempo de ordenação, a reunião teve início com a invocação da Santíssima Trindade e a proclamação do Santo Evangelho do dia. Em seguida, foi feita a leitura das orientações canônicas e disposições litúrgicas para o tempo de Sede Vacante, elaboradas por Sua Excelência Reverendíssima Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano de Aracaju, que se fez presente na sessão como sinal de comunhão e apoio fraterno à Igreja Particular de Propriá.

Após as leituras e reflexões canônicas, os membros do Colégio dos Consultores, devidamente nomeados por Provisão da Cúria Diocesana em 22 de novembro de 2022, procederam à votação secreta. Com a maioria absoluta dos votos, foi eleito como Administrador Diocesano o Revmo. Mons. Oldair Francisco Carvalho das Virgens, que prontamente aceitou a missão, assumindo o encargo de conduzir pastoral e administrativamente a Diocese durante o período de vacância da sé episcopal.
Dom Josafá, ao final do encontro, dirigiu palavras de encorajamento e bênção a Mons. Oldair e a toda a Diocese de Propriá, destacando o espírito de unidade e fidelidade à missão evangelizadora da Igreja.






ATA DA ELEIÇÃO DO ADMINISTRADOR DIOCESANO DA DIOCESE DE PROPRIÁ
Aos vinte e cinco dias do mês de março do ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco, às 9h30, nas dependências da Cúria Diocesana de Propriá, situada na Travessa Municipal, 117, Centro, CEP 49.900-000, Propriá – SE, reuniram-se os membros do Colégio dos Consultores da Diocese de Propriá, em conformidade com o que determina o Cân. 421, §1º do Código de Direito Canônico, e observando rigorosamente os cânones 165 a 178 do mesmo Código.
Estavam presentes os seguintes membros do Colégio dos Consultores, todos nomeados por Provisão da Cúria Diocesana em 22 de novembro de 2022:
• Pe. Mário César de Souza
• Pe. Francisco Luís de Barros Filho
• Mons. Oldair Francisco Carvalho das Virgens
• Pe. Clebson Ferreira Moura
• Pe. Gildo Alves de Menezes
• Pe. Inaldo César Menezes
• Pe. Maurício Alexandre Alves de SouzaA reunião foi presidida pelo Revmo. Pe. Inaldo César Menezes, presbítero mais antigo por tempo de ordenação entre os membros do Colégio.
Após a invocação da Santíssima Trindade e da ação santificante do Espírito Santo, foi proclamado o Santo Evangelho do dia, próprio da Solenidade da Anunciação do Senhor. Em seguida, procedeu-se à leitura do documento com orientações canônicas e disposições litúrgicas para o tempo de Sede Vacante, elaborado por Sua Excelência Reverendíssima Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano de Aracaju.
Concluída a leitura do documento, o Revmo. Pe. Mário César de Souza procedeu à leitura dos cânones 165 a 178 do Código de Direito Canônico, relembrando a todos os presentes as responsabilidades próprias do momento.
Logo após, o presidente da sessão, Pe. Inaldo César Menezes, conferiu e distribuiu as cédulas de votação aos membros do Colégio. A eleição foi realizada de forma secreta e, ao final da apuração, com a obtenção de seis votos — representando a maioria absoluta — foi eleito o Revmo. Mons. Oldair Francisco Carvalho das Virgens como Administrador Diocesano da Diocese de Propriá. O eleito prontamente aceitou o ofício.
E eu, Pe. Gedeão Lucas, redigi este relato a pedido do Administrador Diocesano, dos demais membros do Colégio dos Consultores e com o consentimento de Dom Josafá Menezes da Silva, nosso Arcebispo Metropolitano, que esteve presente para unir-se à amada Diocese de Propriá neste momento de profunda oração e confiança em Deus, nosso Pai, que escuta sempre o clamor do seu povo.
Propriá (SE), 25 de março de 2025.
A Arquidiocese de Aracaju manifesta, com alegria e esperança, sua comunhão com a Diocese irmã neste novo tempo de discernimento e confiança na Providência divina.
Da redação, Layla Kamila (DRT – 2916/SE) — Assessoria de Comunicação (ASCOM). Fotos: Diocese de Propriá.