Aracaju, 4 de agosto de 2024
“Não cesso de dar graças a Deus por vós” (Ef 1,16).
“Como irmão mais velho e pai, também eu quero estar perto, em primeiro lugar para vos agradecer em nome do santo Povo fiel de Deus tudo o que ele recebe de vós e, por minha vez, encorajar-vos a relembrar as palavras que o Senhor pronunciou com tanta ternura no dia da nossa Ordenação e que constituem a fonte da nossa alegria: «Já não vos chamo servos, (…) a vós chamei-vos amigos» (Jo 15, 15) (Papa Francisco, Carta aos Presbíteros por ocasião dos 160 anos da morte do Cura D’Ars, 4.8.2019).
Queridos irmãos no sacerdócio,
É com imensa alegria que celebramos nesta primeira semana dedicada às vocações aos Ministérios ordenados, para celebrar o Dia do Padre. Esta data é uma oportunidade especial para refletirmos sobre a nossa missão e renovar nosso compromisso com o chamado que Deus nos fez.
Em nossa Arquidiocese de Aracaju, somos abençoados por termos uma representação completa dos três graus da ordem: Diáconos, Presbíteros e Bispos. Estamos enriquecidos pela presença de três Bispos, eu e os dois eméritos, Dom João José e Dom José Palmeira Lessa, além de 123 Padres diocesanos, 38 Padres religiosos, totalizando 161 Presbíteros e 44 Diáconos permanentes. Ao todo, somos 205 Ministros ordenados dedicados à ação pastoral em diversas paróquias, comunidades, conventos, colégios, capelanias, obras sociais e santuários.
Neste dia especial, quero expressar minha profunda gratidão por cada ministro ordenado de nossa Arquidiocese. Vosso incansável trabalho, dedicação e amor pelo rebanho são uma fonte constante de inspiração e força para toda a Igreja. Que esta celebração nos fortaleça em nossa vocação e nos una ainda mais em nossa missão de servir ao povo de Deus com zelo e amor.
Com gratidão e bênçãos,
Dom Josafá Menezes da Silva
Arcebispo Metropolitano de Aracaju