Alguns dos propósitos de dom Josafá Menezes da Silva, no governo pastoral da Arquidiocese de Aracaju, foram apresentados na primeira coletiva de imprensa que ele concedeu, na tarde desta sexta-feira, 24, na Cúria Metropolitana.
Dom Josafá afirmou que os desafios da evangelização, em toda a sua complexidade, serão enfrentados através de um trabalho conjunto envolvendo as diversas expressões eclesiais presentes na Igreja particular de Aracaju. Assinalou que um plano de metas será construído após uma profunda sondagem das realidades e necessidades da Arquidiocese e um intenso e necessário diálogo com os Movimentos, Pastorais, Novas Comunidades e outros organismos.
Durante a entrevista, o novo arcebispo esteve acompanhado do bispo diocesano de Propriá, dom Vítor Agnaldo, que desde julho de 2023 vinha exercendo, por nomeação do Papa Francisco, o ofício de administrador apostólico da Arquidiocese.
Dom Vítor enfatizou que o apoio recebido do clero e dos leigos foi determinante para o êxito de sua missão. “A ação da graça de Deus nos moveu nessa desafiadora tarefa de preparar a Arquidiocese para receber o novo arcebispo”, assinalou. Segundo o bispo de Propriá, “dom Josafá deve ser acolhido pela família arquidiocesana como um grande presente de Deus”.