O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, entre os dias 18 e 20 de março, sua primeira reunião de 2024 na sede da entidade, em Brasília. O encontro reúne membros da Presidência, presidentes das Comissões Episcopais e bispos representantes dos 19 Conselhos Episcopais Regionais. Entre os participantes, está o arcebispo de Aracaju, Dom Josafá Menezes.

A reunião tem como objetivo tratar de temas estratégicos para a Igreja no Brasil. Entre os assuntos em pauta, estão análises da conjuntura eclesial e social do país, a revisão das diretrizes gerais da ação evangelizadora e a definição da agenda da 62ª Assembleia Geral da CNBB, prevista para ocorrer entre 30 de abril e 9 de maio, em Aparecida (SP).
Outro ponto de destaque é a organização das Campanhas da Fraternidade e Evangelização, que mobilizam paróquias e dioceses anualmente. Além disso, serão discutidas as ações para o Jubileu 2025, convocado pelo Papa Francisco, e a participação da Igreja na COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que será realizada em Belém (PA) em 2025.
Os bispos também vão analisar a situação dos 19 regionais da CNBB, com informes sobre sua atuação pastoral e financeira. Entre as deliberações esperadas, está a aprovação de regulamentos internos, incluindo o regimento das Edições CNBB, que coordena a publicação de documentos e materiais da Conferência.

A reunião do Conselho Permanente é um dos momentos mais importantes da CNBB, pois permite a articulação entre a Presidência, os regionais e as comissões episcopais, garantindo a unidade das ações da Igreja Católica no Brasil.
Da redação, Layla Kamila (DRT – 2916/SE) Assessoria de Comunicação (ASCOM),com informações da CNBB. (Fotos: Larissa Carvalho/CNBB)