Em espírito de comunhão e gratidão, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição acolheu, na manhã de domingo, 27, os missionários da Pastoral do Dízimo provenientes de diversas paróquias da Arquidiocese de Aracaju. A celebração eucarística, presidida por Dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo metropolitano, marcou o encerramento do Mês de Animação Missionária e Conscientização sobre o Dízimo.
A iniciativa, vivida intensamente ao longo do mês de julho, teve como propósito fortalecer a espiritualidade do dízimo como expressão concreta de fé, gratidão e corresponsabilidade dos fiéis com a missão evangelizadora da Igreja. Durante a Santa Missa, Dom Josafá destacou que o dízimo “é fruto da consciência e da maturidade cristã” e recordou é uma “ devolução generosa ao Senhor daquilo que d’Ele recebemos”.
Sinal de unidade e comunhão eclesial
A expressiva participação dos agentes da Pastoral do Dízimo foi motivo de alegria e edificação para toda a assembleia. Em suas palavras, o coordenador arquidiocesano da pastoral, Marlo Robson, manifestou profundo reconhecimento pela presença do arcebispo metropolitano e pela adesão dos representantes paroquiais.
“Queremos agradecer ao nosso arcebispo, Dom Josafá Menezes, que não mediu esforços para estar conosco nesta Missa da Unidade. E digo mais: ele gostou. Fez um comentário: ‘Tanta gente!’. A presença de vocês foi fundamental para que fosse vista a nossa união no trabalho de evangelização”, declarou o coordenador.
A celebração foi também ocasião para renovar o compromisso missionário da Igreja em Aracaju e estimular o protagonismo das comunidades na vivência do dízimo como um verdadeiro caminho de conversão pastoral e amadurecimento da fé.
O dízimo como expressão de fé e partilha
O mês dedicado à animação missionária e à conscientização sobre o dízimo integra o calendário arquidiocesano e está em sintonia com as diretrizes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reforçam o valor educativo e pastoral do dízimo como uma das expressões da participação ativa dos fiéis na missão evangelizadora da Igreja.
Ao final da Santa Missa, Dom Josafá dirigiu palavras de incentivo aos missionários, exortando-os a perseverarem com alegria e zelo neste serviço eclesial: “A Pastoral do Dízimo é parte viva da missão da Igreja. Continuem firmes, evangelizando com esperança, testemunhando o amor gratuito de Deus em nossas comunidades”.



