“Por isso é que eu, o prisioneiro no Senhor, peço que vocês se comportem segundo a dignidade da vocação para a qual foram chamados: com toda humildade e bondade, com paciência, suportando uns aos outros no amor e procurando manter a unidade do Espírito, pelo laço da paz” (Efésios, 4, 1-3).
Paulo exorta-nos como igreja que somos, na diversidade de nossas vocações, a ultrapassar nossos desafios com temperança e amor visando a manutenção da UNIDADE do Espírito. São palavras fortes, entremeadas de esperança que, certamente D. Josafá, circundará vosso episcopado!
Caríssimo Dom Josafá Menezes da Silva, irmão em Cristo! Foi com profunda alegria e esperança que os leigos e leigas da nossa querida Arquidiocese, através do CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil na Arquidiocese de Aracaju, recebeu do nosso Administrador Apostólico Dom Vitor Agnaldo – a quem desde já agradecemos pela administração e condução espiritual da nossa Arquidiocese, a Boa Notícia da sua nomeação, subscrita pelo Papa Francisco, para que seja o nosso 5º Arcebispo Metropolitano.
Os leigos e leigas, Dom Josafá, através do CONAL, como é conhecido o Conselho Laical da nossa Arquidiocese, se coloca à vossa disposição, para que, juntamente com o Clero, Religiosos e Religiosas possamos, dentro do espírito SINODAL proposto por nossa Igreja Católica, Ver nossa realidade eclesial em suas diversas dimensões, Iluminá-la à luz do Evangelho, do Magistério da Igreja, do Concílio Vaticano II e, finalmente, para Agirmos, segundo o espírito de Unidade, como Sal da Terra e Luz do Mundo, em nossas missões evangelizadoras.
Dom Josafá, que Jesus o Nazareno, filho do carpinteiro José, amigo dos pobres e marginalizados, guia do Papa Francisco e nosso, esteja sempre ao vosso lado – que também será o nosso, nessa jornada que se iniciará. Com nossa unidade, com a proteção de Maria Santíssima, sairemos desta quaresma prolongada na nossa Arquidiocese, para alçarmos uma nova Jerusalém, uma Igreja fortalecida nos ensinamentos da Igreja, notadamente no Vaticano II e no magistério do Papa Francisco! Seremos uma pequena Igreja local, espacialmente falando, circundada de amor, esperança, de fraternidade e amizade social!
A Presidência do CONAL (Conselho Nacional do Laicato, na Arquidiocese de Aracaju)