Por motivo de saúde, o arcebispo emérito da Arquidiocese de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, OCarm., não poderá participar como pregador do retiro anual do Clero da Arquidiocese de Aracaju, de 22 a 26 de julho (primeira turma), na Chácara São João XXIII, em Salgado-SE. Ele será substituído por dom Osvino José Both, arcebispo emérito do Ordinariato Militar do Brasil.
Convidado pelo arcebispo metropolitano, dom Josafá Menezes, dom Osvino irá refletir sobre o tema “A Espiritualidade do sacerdote consiste principalmente na profunda relação de amizade com Cristo, porque é chamado a ir até Ele”(cf. Mc 3,13) – Diretório para vida e ministério dos presbíteros, cap. II.
O retiro para uma segunda turma de sacerdotes está confirmado para o período de 19 a 23 de agosto, e terá como pregador dom Murilo Krieger, SCJ., arcebispo emérito de Salvador.
Além de ser uma obrigação canônica (está previsto no Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), o retiro anual é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo.