Por meio de uma carta dirigida aos sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, bem como aos membros das diversas comunidades e agentes de pastorais, o administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju e bispo diocesano de Propriá, dom Vítor Agnaldo de Menezes, apresenta suas conclusões a respeito da Assembleia de Pastoral da Província Eclesiástica de Aracaju, realizada no dia 25 de novembro.
No documento, dom Vítor indica como prioridades para o serviço de animação na evangelização da nossa Igreja local (Província) a Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica; Juventude e Família, com as devidas orientações de metas a serem alcançadas no ano de 2024 nas Foranias e Vicariatos da Arquidiocese de Aracaju.
Leia a carta, na íntegra:
Arquidiocese de Aracaju
Aracaju, 28 de dezembro de 2023.Aos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos, Religiosas, Membros das diversas Comunidades e Agentes das diversas Pastorais.
Realizamos em espirito sinodal, no último dia 25 de novembro, a Assembleia de Pastoral da Província de Aracaju. Representantes da Arquidiocese de Aracaju, Diocese de Estância e Diocese de Propriá, reunidos em torno dos seus pastores rezaram, escutaram, refletiram, dialogaram e projetaram um possível caminho a ser seguido.
Com a ajuda de Dom Genivaldo Gárcia, aprofundamos o tema que norteou este nosso encontro: Por uma Igreja Sinodal que irradia comunhão e reconciliação. Acolhemos um pouco da caminhada de construção das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil neste processo de Igreja Sinodal.
O ano de 2024 será marcado pela recepção e aprofundamento do documento final do Sínodo. Será também um ano de oração suplicante como preparação imediata ao Jubileu Ordinário de 2025.
Diante deste atual contexto na ação evangelizadora da nossa Igreja, vimos por bem na assembleia acima citada, eleger três prioridades para o serviço de animação na evangelização da nossa Igreja local (Província):
1- Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica;
2- Juventude;
3-Família.Assim, diante desta decisão tomada em assembleia provincial, e tendo presente as propostas do plano de pastoral da Arquidiocese de Aracaju, seguem as devidas orientações de metas a serem alcançadas no ano de 2024 nas Foranias e Vicariatos da Arquidiocese de Aracaju.
1- Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica
Objetivo geral: assumir a Iniciação à Vida Cristã, como inspiração catecumenal, em toda a Arquidiocese de Aracaju, possibilitando aos fiéis maior consciência acerca da adesão a Jesus Cristo e a Igreja, e do lugar da Palavra de Deus, revelada e contida nas Sagradas Escrituras, na vida e missão da Igreja (Plano de Pastoral da Arquidiocese de Aracaju).
Objetivos Específicos:
1- Retomar a Escola de Catequese São Paulo VI (para toda Arquidiocese). Data a ser definida;
2- Realizar a missão bíblica catequética na Paróquia Senhor dos Passos, na cidade de Maruim (para toda arquidiocese). Data a ser definida;
3- Promover encontros formativos para as Foranias e Vicariatos. Datas a serem definidas;
4-Realizar encontro de formação sobre a Lectio Divina (para toda arquidiocese). Data a ser definida;
5 – Retomar os encontros de catequese com pessoas com deficiências. Data a ser definida;
6-Promover encontro de formação para os catequistas em parceria com a loja Paulinas (para toda arquidiocese). Data a ser definida;
7- Realizar o primeiro senso de catequese em toda arquidiocese;
8-Realizar visitas catequéticas as paróquias para prestar auxílio na implantação do IVC.2-Juventude
Objetivo geral: favorecer meios adequados para uma maior e melhor participação da juventude no serviço de evangelização da Arquidiocese.
Objetivos específicos:
1- Favorecer os laços de nossos grupos de jovens com suas comunidades paroquiais, conscientizando-os acerca dos desafios locais enfrentados por todo o território paroquial numa vivência concreta dos dons e carismas presentes na vida em comunidade;
2 – Formar nossa juventude acerca da santidade da Familia, ensinando o valor e a importância do sacramento do matrimônio na vida de nossos jovens e adultos, numa perspectiva eclesial e social;
3- Oferecer subsídios aos nossos grupos de jovens acerca dos temas sobre saúde mental, orientando-os à procura dos primeiros passos na abordagem para com nossos jovens, sobretudo nas regiões mais simples da nossa Arquidiocese
4- Realizar as ações acima elencadas nas foranias e vicariatos através de uma agenda de formações a ser definida;
5- Realizar os Pré DNJs nos 6 (seis) vicariatos da Arquidiocese. Datas a serem definidas
6- Realizar o DNJ na cidade de Itabaiana para toda Arquidiocese
7-Realizar a Assembleia Arquidiocesana da Juventude.3-Família
Objetivo geral: fomentar nas Famílias um itinerário capaz de acompanhar, discernir e integrar, despertando-as para uma participação afetiva na vida eclesial da nossa Arquidiocese.
Objetivos específicos:
1- Implantar e animar a Pastoral Familiar nas paróquias da Arquidiocese;
2- Envolver a Pastoral Familiar em todas as iniciativas pastorais nas comunidades paroquiais;
3-Formar novos agentes para a Pastoral Familiar nas foranias. Datas a serem definidas;
4- Resgatar na igreja doméstica os laços da amizade na superação do individualismo;
5- Promover a realização em todas as comunidades paroquiais da Semana Nacional da Família e da Semana Nacional da Vida;
6-Acompanhar os jovens na preparação para o sacramento do matrimônio.Rogo a constante intercessão da Imaculada Conceição sobre a vida e a missão evangelizadora da Arquidiocese de Aracaju.
Dom Vitor Agnaldo de Menezes
Bispo de Propriá
Administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju