O administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju, dom Vítor Agnaldo de Menezes, convocou uma coletiva de imprensa para a manhã desta quinta-feira, 8, com o objetivo de apresentar a temática geral e os objetivos da Campanha da Fraternidade 2024.
Com o tema “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema “Vós sóis todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), a Campanha será lançada oficialmente, na Arquidiocese, durante a Missa da Quarta-feira de Cinzas, dia 14, às 17h, no Santuário São José (Praça Tobias Barreto).
Dom Vítor assinalou que a Campanha da Fraternidade “é uma proposta evangelizadora da Igreja Católica no Brasil, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em preparação para a Páscoa, voltada à conversão pessoal e comunitária”.
O tema e o lema escolhidos para este ano, enfatizou o bispo, “refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo”.
Para o administrador apostólico, “dentro do caminho penitencial da Igreja, no período da Quaresma, a Campanha da Fraternidade é um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs”.
Formação
Por meio da sua Equipe de Campanhas, a Arquidiocese de Aracaju promoveu, neste ano, um encontro formativo sobre a Campanha da Fraternidade com membros de pastorais, grupos e movimentos de todas as comunidades paroquiais.
Coleta Nacional da Solidariedade
Dentro da Campanha da Fraternidade, haverá, no dia 24 de março, Domingo de Ramos, a Coleta Nacional da Solidariedade, um dos gestos concretos de conversão quaresmal. Realizada em âmbito nacional, a coleta tem o objetivo de contribuir para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena.
Além de dom Vítor Agnaldo, participaram da Coletiva o padre Jadilson Andrade, assistente eclesiástico da Equipe de Campanhas; padre Marcelo Conceição, coordenador de comunicação da Arquidiocese de Aracaju; Marcos Antônio, coordenador arquidiocesano da Equipe de Campanhas, e José Lourenço, da Equipe de Campanhas na Província Eclesiástica de Aracaju