O arcebispo metropolitano de Aracaju, dom Josafá Menezes, reservou a manhã desta quarta-feira, 19, para visitar igrejas históricas que estão sendo restauradas na Europa. Um dos locais visitados é o Mosteiro Kremsmünster, na Áustria, de onde veio dom Ricardo Webeberger, seu antecessor em Barreiras-BA. Uma excelente oportunidade para conhecer de perto experiências bem sucedidas de restauração.
Igrejas históricas da Arquidiocese
O estado de conservação das igrejas antigas, no território da Arquidiocese, foi tema de importante encontro na sexta-feira, 14, entre o arcebispo e os padres Antônio Peixoto (Catedral Metropolitana), Benjamim da Costa Carvalho (Igreja do Divino Salvador), Francisco de Assis (Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Laranjeiras-SE), Jhonatan Michael (Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, Divina Pastora-SE), José Luiz (Paróquia Nossa Senhora do Socorro, Socorro-SE) e Erivaldo de Melo (Paróquia Santo Amaro das Brotas), e o frei Pedro Rangel (Santuário de Nossa Senhora da Vitória, São Cristóvão-SE).
Durante a reunião, realizada na Cúria Metropolitana, houve uma palestra virtual proferida pelo professor Rodrigo Baeta, especialista em restauração de edifícios históricos.