No último dia 11 de setembro, Dom Josafá Menezes, Arcebispo Metropolitano de Aracaju, recebeu os responsáveis e colaboradores do Projeto “Banho para Todos”, uma iniciativa que visa levar amor e cuidado às pessoas em situação de exclusão e vulnerabilidade social em Aracaju. O projeto, em parceria com a Pastoral do Povo da Rua, oferece banhos e outras ações concretas, buscando resgatar a dignidade humana.
Segundo Marcos Corrêa, responsável pelas atividades da Pastoral, o desejo é expandir a oferta de assistência aos mais necessitados com o projeto “Os Sirineus”, que visa a criação de uma Casa de Apoio e Evangelização. O projeto se inspira nos ensinamentos do Papa Francisco e na Doutrina Social da Igreja, com o objetivo de promover a dignidade e a vida de quem vive em extrema pobreza.
O encontro também contou com a participação do Pe. Anderson Gomes, pároco da Paróquia São Pedro Pescador, no Bairro Industrial. Ele compartilhou sua experiência e se dispôs a apoiar as atividades da Pastoral, além de se comprometer a estabelecer contato com Dom Joaquim Mol, Bispo Referencial da Pastoral do Povo da Rua, para oficializar as ações em âmbito Arquidiocesano.
O servir da Pastoral do Povo da Rua é fundamentado no compromisso com a caridade, destacando que a caridade não é um mero apêndice da caminhada cristã, mas sim seu verdadeiro sentido, conforme ensinado na epístola de São Tiago: “a fé sem obras é morta” (Tg 2,17). A Pastoral busca ser presença ativa entre aqueles que vivem nas ruas, desenvolvendo ações que transformem a exclusão em projetos de vida digna para todos.
da redação, ASCOM.