A Paróquia Nossa Senhora da Boa Hora e São Roque, no município de Campo do Brito (SE), convida toda a comunidade a participar, de 05 a 16 de agosto, das celebrações em honra aos seus santos padroeiros. Este ano, a festa assume um caráter ainda mais significativo ao marcar os 180 anos de presença evangelizadora da paróquia no coração do povo britense.
Com o tema “Com Maria, Mãe da Esperança, somos peregrinos do Reino”, a programação une liturgia, espiritualidade e missão, em sintonia com o Jubileu Arquidiocesano e a convocação da Igreja para o Sínodo da Sinodalidade.
As festividades terão início no dia 5 de agosto (terça-feira), com a carreata de abertura, saindo da Igreja Matriz em direção ao Colégio Ernesto Sobrinho, onde haverá momento de oração, consagração e bênção com a imagem de Nossa Senhora da Boa Hora. Em seguida, os fiéis seguirão em procissão luminosa até a Igreja Matriz, dando início ao novenário.
Novenário: espiritualidade e participação comunitária
De 6 a 14 de agosto, as noites de novena serão marcadas pela oração do Santo Terço às 18h15 e Santa Missa às 19h30, com temáticas marianas que conduzem os fiéis à vivência do discipulado missionário. Cada noite conta com a colaboração de pastorais, movimentos, associações, autoridades e comunidades locais, em uma expressão concreta da sinodalidade e da comunhão eclesial.
Os gestos concretos, como arrecadação de alimentos, produtos de higiene e ofertas, também fazem parte da vivência da caridade, expressão fundamental da fé cristã.
Solenidade de Nossa Senhora da Boa Hora
No dia 15 de agosto, sexta-feira, a paróquia viverá o ponto alto da festa com a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, celebrada sob o título de Boa Hora. A programação começa às 5h com a Alvorada Festiva, seguida de Batizados, Missas, consagrações e procissão solene com a imagem da padroeira.
A Missa solene será presidida por Dom Carlos Alberto dos Santos, Bispo Emérito de Itabuna (BA), e contará com a participação de diversos sacerdotes, autoridades civis e centenas de fiéis. A tradicional procissão percorrerá as principais ruas da cidade, encerrando-se com a Bênção do Santíssimo Sacramento.
Dia de São Roque: modelo de fé e caridade
No sábado, 16 de agosto, as comemorações se encerram com o dia dedicado a São Roque, copadroeiro da paróquia. A Alvorada Festiva, Missa dos Enfermos, Solene Celebração Eucarística e a procissão com sua imagem compõem a programação. São Roque é venerado como intercessor junto aos doentes, e sua devoção está profundamente enraizada no povo britense.
A Paróquia Nossa Senhora da Boa Hora e São Roque celebra, em 2025, seus 180 anos de fundação canônica, sendo uma das mais antigas e tradicionais da Arquidiocese de Aracaju. Desde sua criação, tem sido sinal da presença misericordiosa de Deus e escola de santidade para o povo de Deus na região agreste de Sergipe.