O Clero da Província Eclesiástica de Aracaju, composto pelas Dioceses de Propriá e Estância e Arquidiocese de Aracaju, concluiu na última sexta, 1º de março, o seu curso anual de formação permanente.
Com a presenças de Dom Genivaldo Garcia, Bispo de Estância e Dom Vitor Agnaldo, Administrador Apostólico de Aracaju e Bispo de Propriá, o curso foi assessorado por Dom Jailton Lino, Bispo de Teixeira de Freitas e Caravelas-BA.
O tema abordado foi “Unidade dos presbíteros: diocesaneidade, esponsalidade e incardinação”. Numa perspectiva de cuidado para com a saúde física, espiritual e pastoral dos nossos cleros, refletindo o contexto complexo do mundo de hoje diante dos desafios impostos pelos grandes territórios, grandes problemas de ordem psíquica que tocam o povo e nosso ministério, Dom Jailton, ressaltou que precisamos cada vez mais nos abrir a uma espiritualidade de comunhão e pertença, integrando nossa vida na dimensão psíquica, espiritual e afetiva numa ótica de dom e serviço.
Para isso, precisamos recordar que a formação permanente é necessária para integração das várias fases do nosso ministério presbiteral, que deve buscar uma vivência saudável que nos leve a exercer os encargos confiados por nossas Igrejas particulares, e, através da Pastoral Presbiteral, que deve ajudar nossos Bispos a ajudar a fomentar em nosso meio uma ótica do cuidado e zelo com a vida dos seus ministros ordenados. Assim, sabendo dos nossos limites e entendendo com profundidade os limites deste tempo tão marcados pela dissensão social, política, cultural e religiosa, devemos nos guiar pelo exemplo de Jesus, o Bom Pastor, e crescer na perspectiva de uma fraternidade que acolha os diversos dons e carismas existentes em nosso Clero.
Entre suas ponderações, o prelado fez uma leitura teológica da parábola do Bom Samaritano em Lucas 15 e, partir dela, nos ajudou a meditar que Jesus em seu ministério público buscou sempre agir com consciência, orientação, memória e atenção. E finalizou, sugerindo que busquemos sempre mais uma convivência presbiteral harmônica, uma comunicação honesta e coloquemo-nos a serviço uns dos outros, como irmãos.
Esse momento, além de estudo e descanso, foi também ocasião de reencontro, convivência na histórica chácara São João XXIII, sede da Fraternidade Sacerdotal de Sergipe, na cidade de Salgado.
Ressaltamos a importante harmonia e comunhão na organização dos trabalhos do curso entre Pe. Deivide Marcklai e Pe. Acival Vidal, respectivamente, representantes do Clero de Propriá e Estância.
Com votos de gratidão aos nossos irmãos presbíteros que se doam nesse tempo tão rico da Quaresma, nos atendimentos de confissões, na via-sacra, na visita aos doentes e em tantos outros serviços.
Que Deus possa guiar cada um em sua vocação e missão.
Em Cristo, Pe. Anderson Gomes.