O que significa influenciar? O ato de influenciar caracteriza toda expressão humana e pode ser entendido como o ato de apontar as direções percorridas ao longo da vida. Os pais influenciam os filhos. Os professores influenciam os estudantes. As influências repercutem no conjunto das escolhas pessoais e na complexidade da convivência social. O motor de qualquer influência reside no que chamamos de exemplo. No Evangelho, encontramos a força da influência de Jesus que diz: “Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós” (João 13, 13-15).
Jesus influencia partilhando a vida com os seus discípulos, ensinando-lhes um jeito novo de ser, isto é, não mais pautado no conhecido dente por dente e olho por olho, mas sim, no perdão que se repete setenta vezes sete, ou seja, sem medir, pois como Jesus, estamos prontos para estender a mão, quantas vezes necessário, para erguer os nossos irmãos e partilhar o pão do perdão. A influência de Jesus é ação que converte o coração, alicerce indispensável para a construção do Reino, que tem as portas abertas para acolher a todos. Jesus influencia através da sua Igreja, Casa acolhedora e fraterna, de oração e de perdão.
A identidade da Igreja é profundamente influenciadora, uma vez que através dos sacramentos, canais da graça divina, é capaz de influenciar tantas almas, mostrando-lhes a força das virtudes cristãs, indispensáveis para o progresso humano e espiritual. A influência da Igreja através dos séculos, deriva do próprio Cristo, o Influenciador, que na sua missão, com os sinais, milagres e prodígios, mostrou-nos o poder transformador do amor, buscando os enfermos e os marginalizados, para salvá-los, oferecendo-lhes a sua própria vida na cruz.
Cristo é e sempre será o Influenciador da humanidade, pois através do seu Evangelho, continua chamando à santidade, mostrando-nos que é possível permanecer no Amor, mesmo diante das dificuldades e das incompreensões. Cristo influencia com a bela melodia que é a vida dos santos, suscitada em nós pelo Espírito Santo, a luz que restaura as nossas forças. Cabe a pergunta: Quem nos influencia? O mundo com suas fantasias ou Cristo com a graça divina? Influenciar implica colocar no coração. Surgem as perguntas: O que permito que coloquem em meu coração? O que eu coloco no coração das pessoas?
A intercessão de Santa Teresinha reforça a influência de Jesus sobre nós. Portanto, rezemos: “É Jesus quem influencia a minha vida e a minha família”.
Pe. João Claudio é pároco da paróquia Santa Teresinha (Bairro Robalo).