Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o evento marcou o Jubileu da Juventude e contou com a presença do Arcebispo Dom Josafá Menezes
O último domingo, 26 de outubro, foi marcado por um encontro de fé e comunhão entre os jovens da Arquidiocese de Aracaju. Centenas de participantes se reuniram na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Marcos Freire II, município de Nossa Senhora do Socorro, para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2025, promovido pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Aracaju.
Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o DNJ deste ano esteve em sintonia com o Jubileu da Juventude, convocando os jovens a viverem um profundo momento de espiritualidade, missão e alegria. Desde as primeiras horas da manhã, o evento foi marcado por acolhida, louvor e dinâmicas que animaram os grupos vindos de diversas paróquias da Arquidiocese.
A Santa Missa foi presidida por Dom Josafá Menezes, Arcebispo Metropolitano de Aracaju, e concelebrada pelo Padre Afonso Filho, representante do clero arquidiocesano, Padre Aécio Cruz e Padre Johannes Fagner, assessor eclesiástico do setor, que também acompanharam os jovens ao longo do evento.
Em sua homilia, Dom Josafá encorajou os jovens a permanecerem firmes na fé e a serem testemunhas de esperança em meio aos desafios do mundo atual.
“A juventude é sinal de vida e de renovação na Igreja. Ser peregrino da esperança é caminhar com Cristo e levar a luz do Evangelho aonde for necessário”, destacou o arcebispo.
Durante todo o evento, os participantes puderam vivenciar momentos de oração, formação, confraternização e missão. Sacerdotes estiveram disponíveis para o sacramento da confissão, proporcionando aos jovens um momento especial de reconciliação com Deus.
A programação também contou com feira vocacional, workshops, festival da juventude e apresentações musicais, que deram mais dinamismo à celebração. Além disso, os jovens puderam adquirir o kit comemorativo do evento, que incluía camisa, copo, mochila e almoço, fortalecendo o sentimento de pertença e unidade.
O assessor eclesiástico do Setor Juventude, Padre Johannes Fagner, destacou a importância do DNJ como espaço de unidade e testemunho da fé juvenil:
“O DNJ é um tempo de graça. Ver a juventude reunida, rezando, cantando e celebrando sua fé é um sinal claro de esperança para toda a Igreja. O tema deste ano nos recorda que cada jovem é chamado a ser peregrino da esperança no mundo de hoje”, afirmou o sacerdote.
O Setor Juventude Arquidiocesano expressou gratidão a todas as paróquias, grupos e movimentos juvenis que participaram ativamente do DNJ 2025.
“Foi um dia abençoado, marcado pela alegria e pelo compromisso de seguir em peregrinação, com os olhos fixos em Cristo”, ressaltou a coordenação do Setor.
Encerrando com um grande momento de envio missionário, o DNJ 2025 renovou nos corações dos jovens o desejo de serem protagonistas na vida da Igreja, testemunhando a esperança e o amor de Deus em suas comunidades.