Como parte da programação do Jubileu da Esperança, a Arquidiocese de Aracaju realizará a Semana Eucarística em preparação à Solenidade de Corpus Christi.
A Comissão Preparatória para o Jubileu de 2025 elaborou um subsídio especial, composto por sete Horas Santas — uma para cada dia da semana que antecede a solenidade de Corpus Christi. O material já foi distribuído em versão impressa às paróquias da Arquidiocese e, a partir de agora, será disponibilizado também em formato digital (PDF), facilitando o acesso dos fiéis e das comunidades que desejarem imprimi-lo.
Com o tema “Eucaristia nos faz Igreja, comunidade de amor”, a proposta litúrgica busca aprofundar a reflexão sobre a íntima ligação entre a presença real de Cristo na Eucaristia e a missão da Igreja em meio ao mundo. A Comissão convida os fiéis a vivenciarem cada Hora Santa como um momento de oração, adoração e meditação, contribuindo para uma preparação espiritual mais intensa para a solenidade de Corpus Christi, celebrada neste ano no dia 19 de junho.
Ao encaminhar o material, Dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo metropolitano de Aracaju, destacou a importância de cultivar a esperança como virtude fundamental do tempo jubilar, a partir da centralidade da Eucaristia. “Recebendo em Comunhão o penhor celeste, sejamos sustentados por esta força que nos vem do Alto e nos atrai a Jesus Cristo, nosso Senhor”, afirma o arcebispo.
A motivação espiritual da Semana Eucarística está em sintonia com o espírito do Jubileu 2025, convocado pelo então Papa Francisco, cujo lema é “Peregrinos da esperança”. A programação é uma oportunidade para renovar a fé e reavivar o compromisso com a missão evangelizadora da Igreja.
O subsídio em PDF está disponível [neste link].