O Jubileu da Esperança, celebrado em 2025, será um momento especial para os fiéis da Arquidiocese de Aracaju. Como parte dessa vivência, o Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora receberá diversas peregrinações ao longo do ano, reunindo paróquias, movimentos e pastorais em momentos de oração e devoção.
As peregrinações acontecerão de março a novembro. As primeiras estão previstas para 8 de março, com a Paróquia Jesus Ressuscitado, e 15 de março, com a Paróquia Sagrada Família, de Nossa Senhora do Socorro. Em maio, será a vez da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Grageru, no dia 1º, e dos Movimentos Marianos e da Pastoral do Acolhimento, no dia 18.
A juventude terá um momento específico no calendário, com a peregrinação do Setor Juventude, em 27 de julho. Em agosto, os Franciscanos se reunirão no dia 17, seguidos pelo Seminário Maior de Aracaju, no dia 31.
Outubro será um dos meses mais movimentados, com a 67ª Peregrinação ao Santuário, nos dias 18 e 19. Outras programações incluem a peregrinação das Irmãs Teresinhas, em 12 de outubro, do Povo Pastorenese, no dia 17, dos Grupos Missionários, no dia 25, e do Movimento Fé e Luz, no dia 26. O calendário se encerra em 30 de novembro, com a peregrinação do Cursilho de Cristandade.
Grupos interessados podem agendar visitas pelo telefone (79) 99981-4382 (atendimento de terça a sábado, das 8h às 12h) ou pelo e-mail par.santuarionsradivinapastora@gmail.com .
Ano Jubilar e evangelização
O Jubileu da Esperança, também conhecido como Ano Santo de 2025, é um período de graça extraordinária promovido pela Igreja Católica, um tempo dedicado à renovação espiritual, à reconciliação e à vivência profunda da misericórdia divina. A Igreja local conta com seis templos jubilares, um em cada Vicariato Regional. Entre eles, está o Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, no Vicariato São João, que oferecerá aos fiéis oportunidades para vivências espirituais ao longo do ano.
O arcebispo de Aracaju, Dom Josafá Menezes, destaca que o Jubileu será um “ano da graça do Senhor” (cf. Is 61,1s; Lc 4,14-21) e uma oportunidade para a evangelização. Ele reforça a importância da preparação em cada paróquia, com destaque para a celebração do Sacramento da Penitência ao longo do ano.
da redação, Layla Kamila (DRT – 2916/SE) Assessoria de Comunicação (ASCOM),
com informações de Pe. Jhonatan Michael, reitor do Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora.