A Arquidiocese de Aracaju celebrou, com grande júbilo, nesta terça-feira, 17 de dezembro, o jubileu de prata sacerdotal do padre José Bernardino de Santana Filho.
Essa data especial foi marcada com a celebração de uma Santa Missa em ação de graças presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Josafá Menezes, na paróquia São José Operário (Conjunto Castelo Branco, Aracaju), comunidade onde o padre Bernardino exerce o ofício de pároco.
Concelebrada por dezenas de padres da Igreja particular de Aracaju, a celebração eucarística contou com a participação de centenas de fiéis da paróquia do Castelo Branco e das comunidades contempladas pelo ministério do padre Bernardino, além de membros de vários movimentos eclesiais.
A ordenação presbiteral desse sacerdote ocorreu em 17 de dezembro de 1999, na matriz paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Itabi-SE, cidade onde nasceu.
Antes de assumir o pastoreio da paróquia São José Operário, em 2017, ele exerceu o seu ministério presbiteral como pároco das paróquias São Marcos Evangelista (Marcos Freire 1, Socorro-SE), Nossa Senhora da Vitória (São Cristóvão-SE) e Nossa Senhora de Loreto (Conjunto Eduardo Gomes, São Cristóvão-SE), sua primeira comunidade paroquial.
No período em que esteve na paróquia São Marcos Evangelista, o padre Bernardino atuou ainda como vigário episcopal do Vicariato São Marcos.
Ao longo desses 25 anos de ministério presbiteral, ele também serviu à Arquidiocese como promotor vocacional, assessor eclesiástico dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e diretor espiritual do movimento da Mãe Rainha de Schoenstatt. Atualmente, exerce a função de assistente eclesiástico do Apostolado da Oração.
Fotos: Pascom da paróquia São José Operário.