Como parte da programação do Ano Jubilar 2025, a Arquidiocese de Aracaju realizará na próxima segunda-feira, 11 de agosto, o Jubileu do Clero, com um momento de oração, caminhada e confraternização entre os presbíteros, no Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora. A atividade será marcada por forte espiritualidade, fraternidade e renovação do ardor missionário no ministério sacerdotal.
A concentração do clero está marcada para as 10h, na Praça do Cruzeiro, em Divina Pastora. O encontro terá início com uma breve monição espiritual, seguida da récita do Santo Terço e caminhada em direção ao santuário, num gesto penitencial e jubilar, em comunhão com as intenções do Papa Leão XIV para o Ano Santo. A caminhada será acompanhada por momentos de meditação e silêncio orante, culminando na Santa Missa, presidida por Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano de Aracaju.
Após a Celebração Eucarística, todos os padres serão acolhidos para o almoço de confraternização, expressão concreta da comunhão e do espírito de corpo que une os ministros ordenados ao redor do altar de Cristo.
Fraternidade sacerdotal no espírito do Ano Santo
O Jubileu do Clero é um convite à renovação interior e ao reencontro com a graça da vocação sacerdotal. É também ocasião propícia para que, juntos, os presbíteros da Arquidiocese de Aracaju possam fortalecer os laços de amizade, partilhar alegrias e desafios do ministério e testemunhar ao povo de Deus a beleza da vida entregue ao serviço do Evangelho.
O Ano Santo de 2025, foi convocado pelo Papa Francisco, tem como tema “Peregrinos de Esperança”. Em sua carta sobre o Jubileu, o Santo Padre exorta os sacerdotes a viverem este tempo como oportunidade de conversão pastoral e de proximidade com o povo confiado aos seus cuidados, tornando-se verdadeiros sinais de esperança no mundo.